Davi, um homem segundo o coração de Deus

Depois de rejeitar Saul, Deus pôs Davi como rei e disse isto a respeito dele: Encontrei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade. (Atos 13:22)

Davi é um dos personagens mais conhecido da bíblia, todo crente sabe o que Deus falou a respeito dele. "Homem segundo o meu coração"

Isso não quer dizer que seu coração era perfeito, isso não é possível, não aqui neste mundo onde o pecado tem uma poderosa influência sobre as nossas vidas.

Outra particularidade que todos nós sabemos a respeito de Davi, são exatamente alguns de seus mais terríveis pecados.

Pecados esses que foram perdoados por Deus, mas que lhe trouxe tristeza e muitas dores, principalmente para seus familiares.

A vida deste incrível homem é a prova de que qualquer um de nós, por mais espiritual e temente a Deus que sejamos, estamos sujeitos a ceder diante da tentação, e colher dias amargos.

Não é dos pecados de Davi que quero falar, nós já sabemos o suficiente sobre os seus erros. Que Deus nos ajude a não imitá-lo nisto, mas em suas qualidades que foram muito mais que seus erros.

Assim, tenhamos a certeza de que todos nós somos pecadores, e o que Deus reconhece em Davi são as suas qualidades, o que deseja encontrar em todos nós.

Se o escritor aos hebreus lembrou de Davi quando estava escrevendo, ele não o fez por causa de seus pecados, mas por causa de suas qualidades, por causa de sua fé.

Davi foi um pecador? Sim! Ele também foi um guerreiro, foi o maior rei de Israel, um homem de fé, e um homem que expressou seu grande amor por Deus.

Dos 150 salmos, 73 são atribuídos à Davi. Além de cânticos, orações e poesias, alguns são considerados pelos teólogos como proféticos ou messiânicos.

Eles referem-se à vinda de Cristo e, por isso, existem muitas citações de versos dos salmistas no Novo Testamento com o propósito de provar o cumprimento das profecias na pessoa de Jesus.

Assim sendo, podemos dizer que Davi também foi um profeta, seu salmo 22 conhecido como o salmo da Cruz é um dos meus favoritos, pois fala do sofrimento e vitória de nosso Senhor.

C.H. Spurgeon, o príncipe dos pregadores chamava os Salmos de Davi de : "Os tesouros de Davi"

É por meio deste tesouro que podemos conhecer um pouquinho de seu coração.

1. Podemos conhecer a sua humildade.
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. (Salmo 51:3)

2. Conhecemos a sua Reverencia à Deus.
Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor. (Salmo 18:3)

3. Seu Respeito.
A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. (Sl 62:1)

4. A sua Confiança em Deus.
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. (Salmo 23:1)

5. Conhecemos o seu amor por Deus.
Eu te amo, ó SENHOR, fortaleza minha.(Salmo 18:1)

6. A sua sinceridade e confissão.
Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. (Salmo 32:5)

7. Seu coração agradecido.
Eu te louvarei, Senhor, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. (Salmo 9:1)

8. Seu desejo e fidelidade.
E habitarei na casa do Senhor por longos dias. (Salmo 23:6)

9. Sua maior vontade.
Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei. (Salmo 40:8)

10. Seu arrependimento.
Por amor do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniquidade, pois é grande. (Salmo 25:11)

Davi é um grande exemplo do homem que sempre buscou vencer a imperfeição para ter um coração que agradasse a Deus.

Deus não espera perfeição de nenhum de nós, Ele sabe que isso não é possível, mesmo nos agraciando com o Espírito Santo, estando neste mundo, estamos sujeitos a erros e fracassos.

Não me expulse da sua presença, nem tire de mim o seu Espírito Santo. (‭‭Salmos‬ ‭51:11)‬ ‭

Mas Deus também sabe que é possível conhece-lo, ama-lo e buscá-lo com sinceridade, confessar os nossos pecados, levantar a cabeça e segui-lo novamente com amor e humildade.

O Senhor resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado. (Salmo 34:22)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 14/07/2021
Código do texto: T7299071
Classificação de conteúdo: seguro