Estevão, um homem cheio do Espírito Santo

Estêvão, cheio de graça e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. (‭‭Atos‬ ‭6:8‬)

Ele foi um dos sete homens escolhidos para ser diácono na igreja primitiva. Ele foi um dos escolhidos porque preenchia os requisitos exigidos para o serviço: "Boa reputação, Cheio do Espírito Santo e de sabedoria" (Atos 6:3)

Como o tempo sempre revela quem realmente somos, não foi diferente com Estevão. Este incrível homem de Deus nos ensina o que é ser cheio do Espirito Santo.

Seu ministério foi além de servir às mesas, ele se empenhou em proclamar o evangelho, e por meio de sua vida, Deus fez prodígios e grandes sinais entre o povo (Atos 6:8).

Sua vida se identificou com a dos apóstolos e com o próprio Jesus, a quem ele tanto mostrou obediência e amor.

- O que Estevão nos ensina com sua vida, é que um homem cheio do Espírito Santo fala com autoridade e sabedoria.

Mas eles não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava. (‭‭Atos‬ ‭6:10‬)

- Um homem cheio do Espírito Santo sempre será perseguido e acusado injustamente. Não foi assim com o nosso Senhor?

Então subornaram alguns homens para que dissessem: Ouvimos este homem proferir blasfêmias contra Moisés e contra Deus. (‭‭Atos‬ ‭6:11‬)

- Um homem cheio do Espírito Santo enfrentará os falsos testemunhos. Não foi isso que enfrentou nosso Senhor?

Apresentaram testemunhas falsas, que disseram: Este homem não para de falar contra o lugar santo e contra a lei. (‭‭Atos‬ ‭6:13‬)

- Um homem cheio do Espirito Santo mostrara à seus acusadores um comportamento manso e humilde. Não fez assim o nosso Senhor?

‭Todos os que estavam sentados no Sinédrio, fitando os olhos em Estêvão, viram o seu rosto como se fosse rosto de anjo.
(‭‭Atos‬ ‭6:15‬)


- Um homem cheio do Espírito Santo não prega a palavra para agradar seus ouvintes. Não foi assim que fez João Batista e também nosso Senhor Jesus?

(Atos 7:1-53) Estevão fez um dos mais extraordinário sermão que temos na Bíblia, começando por Abraão até os profetas, ele mostrou à seus acusadores não só as grandes promessas de Deus, mas também, que eles sempre foram homens de coração duro, homens que sempre resistiram ao Espirito Santo.

- Um homem cheio do Espírito Santo mantém seus olhos nos céus. Não fazia o mesmo nosso Senhor? ‭

Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus. (Atos 7:55)

- Um homem cheio do Espírito Santo perdoa até os seus algozes. Não foi isso que fez nosso Senhor na cruz?

Então, ajoelhando-se, gritou bem alto: Senhor, não os condenes por causa deste pecado! E, depois que ele disse isso, morreu. (‭‭Atos‬ ‭7:60‬) ‭‬‬

Estevão foi martirizado, e assim seria com Tiago, Pedro, Paulo e milhares de outros cristãos. Todos que são cheios do Espírito Santo vão enfrentar de alguma maneira perseguições e morte.

Em alguns países do mundo ainda se mata os cristãos por pregarem o evangelho. Ser um missionário requer ser cheio do Espírito Santo.

No Brasil, e em muitos outros países não se mata cristãos, mas persegue, difama e fazem tudo para os calar.

Não importa para qual ministério você foi chamado, seja para ser um Diácono, um Evangelista, um Presbítero, Pastor, Bispo ou Missionário, se você é um homem ou uma mulher cheio do Espírito Santo, você enfrentara dura oposição, perseguição, falsos testemunhos e até a morte.

Que isso não seja para nosso espanto, mas para nosso regozijo, porque a coroa da justiça nos está reservada.

Aliás, o nome Estevão significa "coroa". Foi isso que ele recebeu quando chegou na presença de Jesus.

Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. (‭‭Apocalipse‬ ‭2:10)‬ ‭
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 13/07/2021
Reeditado em 13/07/2021
Código do texto: T7298417
Classificação de conteúdo: seguro