Gideão, um homem que enfrentou e venceu muitas batalhas

O Anjo do Senhor apareceu a Gideão e disse: “Homem valente, o Senhor está com você!” ‭‭(Juízes‬ ‭6:12‬)

A história de Gideão é tão incrivel quanto a outras tantas que já escrevi e a outras que ainda vou escrever.

O tempo de Gideão é o que chamamos de Juízes, depois que Josué morreu, Israel não tinha mais um líder forte, foi liderado por Juízes.

Houve tamanha apostasia, que por todo o livro vemos as palavras: "Os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o Senhor".

Nós já aprendemos pela própria palavra de Deus, que tudo que plantarmos vamos colher. Não foi diferente nos dias de Gideão e outros Juízes.

Por causa de seus pecados e apostasia, Israel vivia oprimido pelos outros povos. Desta vez pelos midianitas.

Os midianitas eram tão cruéis que os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas. (Juízes 6:2)

Deus mais uma vez vai levantar um homem para livrar o seu povo, mas onde encontrá-lo, se todo o povo tinha se corrompido? Ele sempre encontra um homem ou uma mulher. E o encontrou trabalhando.

Deus não encontrou Gideão adorando outros deuses, ou envolvido com algum ato mau, mas trabalhando, fazendo o que era necessário para si e para sua família.

....estava malhando trigo no lagar, para por a salvo dos midianitas. (Juízes 6:11)

Esta é a primeira batalha que Gideão está lutando e vencendo. Ele não parou, não se rendeu, não ficou de braços cruzados, ele se reinventou. Ele estava malhando trigo no lagar.

A segunda batalha que Gideão enfrenta é a sua inconformidade com o que está acontecendo.

Se o Senhor é conosco, porque nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas. (Juízes 6:13)

A terceira batalha que Gideão tem que enfrentar é seu complexo de inferioridade.

Aí Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. (Juizes 6:15)

A quarta batalha de Gideão é destruir os altares e ídolos que havia no clã de seu pai.

Derrube o altar que seu pai fez para Baal e corte o poste de Aserá que fica ao lado do altar. (Juizes 6:25)

A quinta batalha que Gideão enfrenta é contra a incerteza que tomou seu coração. Por duas vezes ele pede a Deus confirmação de seu chamado.

....então terei certeza que o Senhor vai libertar Israel por meu intermédio, como prometeu. (Juízes 6:37)

A sexta e última grande batalha de Gideão foi enfrentar os midianitas, os opressores do povo de Deus. Mas ele não lutou e venceu com 32.000 mil homens como planejou, e sim com 300 homens, como Deus quis (Juízes 7:7).

Os midianitas foram derrotados pelos israelitas e por muito tempo deixaram de ser uma ameaça para eles. A terra ficou em paz durante quarenta anos enquanto Gideão viveu. (Juízes 8:28)

Gideão seria somente mais um dentre tantos que se entregaram ao fracasso, à rebeldia, às dificuldades e a murmuração.

Ele nunca saberia quem ele realmente era, e quem realmente é Deus, se não enfrentasse cada batalha em sua vida.

E ele não teria vencido nenhuma batalha se não tivesse dado ouvido as palavras do Senhor. Mesmo ciente de suas limitações, dia a dia ele lutou e venceu.

Devemos sempre lembrar que as nossas limitações não limitam a Deus.

A nossa fraqueza não é um impedimento para Deus fazer de nós um vencedor, a nossa incredulidade sim.

Quanto mais leio as sagradas escrituras, mais me surpreendo vendo como Deus agiu por meio de pessoas tão frágeis para estabelecer os seus propósitos. Minha vida é testemunho de que Ele continua agindo assim.

Mesmo com todo mal que podemos cometer contra Deus, ainda assim, Ele quer o nosso bem, e trabalha para isso.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 12/07/2021
Reeditado em 12/07/2021
Código do texto: T7297761
Classificação de conteúdo: seguro