Samuel, um homem focado em Deus

Samuel disse: O que agrada mais ao Senhor: holocaustos e sacrifícios ou obediência à voz dele? Ouça! A obediência é melhor que o sacrifício, e a submissão é melhor que ofertas de gordura de carneiros. (1Samuel‬ ‭15:22‬) ‭‬‬

Samuel é um nome hebraico Shemu'el, que significa literalmente “seu nome é Deus”. O primeiro elemento Shemu tem relação com o aramaico shem, shema, shum, que quer dizer “nome”, e o segundo, El, quer significa “Deus, Senhor”.

Samuel foi um nazireu de Deus, sua mãe Ana, o consagrou ao Senhor por todos os dias de sua vida (1 Samuel 1: 11,28). Ele era fruto de seu clamor. Ela fez um voto com Deus, e pagou o voto consagrando seu filho ao Senhor.

Samuel se tornou o homem mais influente de sua época, e uma das pessoas mais importante de todo o Antigo Testamento, ele não se tornou somente um sacerdote, ele também foi um profeta e juiz do povo de Deus (1 Samuel 7:15).

Mas como Samuel se tornou este homem notável se cresceu em um ambiente que não era espiritualmente saudável?

Enquanto isso, o jovem Samuel servia ao Senhor ajudando Eli. Naqueles dias, as mensagens do Senhor eram muito raras, e visões não eram comuns. (‭‭1Samuel‬ ‭3:1)‬ ‭

Mesmo que estivesse servindo diante de um sacerdote já idoso e experiente, Eli estava sendo reprovado por Deus.

Porque você despreza meus sacríficos e ofertas? Porque honra seus filhos mais do que a mim? Pois você e eles engordam com as melhores partes das ofertas do meu povo! (1 Samuel 2:29)

Samuel tinha diante de seus olhos maus exemplos, mas ele não focou naquilo que era reprovável diante de Deus.

Diante de Eli, Samuel toma uma posição submissa e ministra ao Senhor. Além de Eli, Samuel também tinha seus filhos (Hofni e Finéias) como péssimos exemplos.

Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o Senhor. (1Samuel 2:12)

Hofni e Finéias eram homens iníquos e corruptos, e foram mortos no julgamento de Deus.

Não é de se maravilhar que Samuel tenha crescido e se tornado uma das pessoas mais incríveis da história de Israel e um exemplo de fé a todos nós. Ele se manteve puro mesmo diante de tanta coisa errada.

Samuel nunca questionou Eli, ele deixava Eli aos cuidados do Senhor. Ele mesmo seguia crescendo e servindo diante de Deus.

Crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. (1Samuel 3:19)

Eu creio que o coração de Samuel se consumia com tanta imoralidade, mesmo assim, nós o vemos ministrar ao Senhor perante Eli, em sujeição e em paciência, esperando até que o Senhor colocasse fim àquela situação.

Quando Eli e seus filhos morreram, Samuel tornou-se o sacerdote do povo. Ele os chamou a um compromisso sério com Deus.

Então Samuel disse a todo o povo de Israel: “Se, de fato, vocês desejam de todo o coração voltar ao Senhor, livrem-se de seus deuses estrangeiros e de suas imagens de Astarote. Voltem o coração para o Senhor e obedeçam somente a ele. (‭‭1Samuel‬ ‭7:3)‭

Samuel viu a miséria espiritual do povo e se comprometeu a orar por eles e abençoa-los.

Então Samuel lhes disse: “Reúnam todo o Israel em Mispá, e eu orarei ao Senhor por vocês”. (‭‭1Samuel‬ ‭7: 5‬)‭

Samuel tinha tamanha autoridade e respeito pelo povo, que repreendeu por duas vezes o rei Saul por desobedecer à vontade de Deus.

Ainda no currículo de Samuel consta que em obediência a uma ordem de Deus, consagrou à rei de Israel, aquele que viria a ser o seu maior rei, Davi.

Que homem incrível foi Samuel, que vida dedicada, de sua infância à sua velhice ele obedeceu a Deus e abençoou Israel.

Se você deseja crescer espiritualmente? Você deseja agradar a Deus? Deseja ser uma benção para a igreja? Se importe mais com o que Deus quer de você, do que com os maus exemplos.

Você não irá crescer se estiver focado nas faltas, nas falhas e nos erros ao seu redor, especialmente nas pessoas que detêm posições superiores.

Quando chegar o seu tempo, você não só estará pronto para servir, como também para ser honrado por Deus.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 08/07/2021
Reeditado em 08/07/2021
Código do texto: T7295122
Classificação de conteúdo: seguro