Lucas, o médico, o evangelista e companheiro fiel

Lucas, o médico amado. (Colossenses 4:14). Somente Lucas está comigo. ( 2 Timóteo 4:11)

Lucas nunca foi uma pessoa famosa na igreja primitiva. Se não tivesse escrito o evangelho é provável que não fosse tão lembrado hoje.

Mas eu o admiro muito, e o considero uma das pessoas mais incríveis da Bíblia, pelo que ele era (médico), uma das profissões que também mais admiro, e o que se tornou depois de sua conversão à Cristo.

Ele era um gentio (Grego), e tem a honra de ser o único autor do Novo Testamento que não é judeu. Era médico de profissão, conforme o apóstolo Paulo nos fala em Colossenses 4:14.

Como médico, ele provavelmente teve uma vida confortável em Antioquia, mas aceitou o chamado de Jesus e deixou uma vida de conforto para segui-lo.

Lucas nos deixou pistas de que era um homem humilde, ele nunca se dirige a si mesmo como o autor de nenhum de seus livros, ele nunca mencionou sua formação em medicina (Paulo o fez).

Ele não menciona o sacrifício que fez ao desistir de sua prática médica para viajar com Paulo, ser seu companheiro e médico particular.

Como muitos personagens bíblicos, ele nunca pensou em aparecer, em vez disso, deu foco à vida de Jesus escrevendo um dos evangelho, e escrevendo Atos dos Apóstolos deu todo foco à igreja e aos apóstolos.

Alguém consegue imaginar a Bíblia sem o livro de Atos? Eu não !!

Lucas sabia que não foi o primeiro a escrever sobre Jesus nem afirmou ser, ele queria escrever um evangelho que compartilhasse a verdade que já havia sido escrita, mas para um público mais amplo.

Ele investigou todas as fontes, escritas e orais que pôde, e com a ajuda e inspiração do Espírito Santo, nos deixou uma obra maravilhosa.

Ele fez questão de dar um relato detalhado de tudo que Jesus fez e ensinou (Atos 1:1), para que aqueles que não estivessem familiarizados com as tradições, costumes, lugares e referências do Antigo Testamento pudessem compreender a história de Jesus e o plano de salvação.

Em 2 Timóteo 4:11, Paulo nos diz que somente Lucas permanece com ele. A maioria dos companheiros de Paulo o abandou, mas não Lucas.

Ele foi leal, fiel, amigo de longa data, companheiro de trabalho, companheiro de lutas e também companheiro de prisão.

Lucas esteve com Paulo por anos, esteve com Paulo por centenas e provavelmente milhares de quilômetros de caminhada. Ele permaneceu com Paulo até a sua morte em Roma.

Não sabemos tudo o que gostaríamos de saber sobre Lucas, e, eu creio que é assim que ele gostaria fosse, porque, sendo um verdadeiro cristão, deixou tudo o que era importante em sua vida, para cuidar daquilo que realmente era importante, contribuir para que o evangelho chegasse até nós os gentios.

Deus não usou somente os pescadores, Deus também usou doutores para o cumprimento de sua obra, e Lucas é um grande exemplo.

Lucas estudou e se tornou um médico pensando em ajudar as pessoas em suas necessidades físicas, mas quando se converteu trabalhou duro para ajudar as pessoas em suas necessidades espirituais, apresentando a elas o médico dos médico.

A vida de Lucas foi transformada por Jesus da mesma forma que qualquer outro pecador, e ele não deixou que a sua nobre profissão e o não ser um judeu impedisse que ele escrevesse tão maravilhosamente sobre Jesus e fosse um fiel companheiro de Paulo, o homem que certamente o inspirou.

Não importa qual seja a sua formação, o local de seu nascimento, nas mãos de Deus você sempre terá grande valor. Ele pode te usar de maneira que nunca imaginaria.

Ele será sempre lembrado como o médico amado, o companheiro fiel e o evangelista, uma honra para poucos.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 07/07/2021
Reeditado em 07/07/2021
Código do texto: T7294460
Classificação de conteúdo: seguro