João Batista, um homem chamado a falar somente a verdade

Em verdade vos digo que entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista. (Mateus 11:11)

Um dos homens mais influentes da história cristã é um homem que viveu no deserto. Que comia gafanhotos e mel silvestre, usava roupas de pelo de camelo com um cinto de couro e vivia com um único propósito; falar a verdade.

Você provavelmente já ouviu histórias sobre ele ou conhece alguns fatos interessantes sobre sua vida e ministério.

Mas nesta época em que tantos são levados a buscar o sucesso, o reconhecimento e a fama, sua vida parece estar em contraste direto com a forma como o mundo nos chama a viver.

A paixão com que alimentou sua vida nos obriga a olhar mais de perto e aprender com esse homem simples, mas poderoso.

Muitas pessoas perguntaram a João quem ele realmente era. Eles se perguntaram se ele era o Messias prometido, ou Elias, ou mesmo um profeta. (João 1:19,21)

No entanto, João respondeu clara e firmemente “Não”: Eu não sou o Cristo. (João 1:20)

E o que ele disse a respeito de si mesmo? Disse: ¨Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías¨. (João 1:23)

João pregou o arrependimento dos pecados (Mateus 3:2), ele batizava as pessoas ( Mateus 3:6), e dizia a elas que receberiam algo muito maior em Jesus.

Eu te batizo com água para o arrependimento. Mas depois de mim virá alguém que é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não posso carregar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Mateus 3:11)

Ele viveu apenas para dizer a verdade, esse incluía apontar para Jesus Cristo e dizer quem Ele era.

No dia seguinte, João viu Jesus caminhando em sua direção e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (‭‭João‬ ‭1:29)

João Batista era corajoso e estava disposto a falar a verdade, mesmo que isso significasse sua própria morte.

Ele não tinha medo dos líderes religiosos ou políticos de sua época. João os viu além de seu exterior.

Ele falava a verdade com clareza e paixão, ele não vivia para agradar as pessoas.

João chamou os fariseus e saduceus pelo que realmente eram. Ele sabia que seus corações e vidas estavam longe de Deus.

Quando João viu que muitos fariseus e saduceus vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras! Quem deu a entender que vocês podem fugir da ira que está por vir?. (‭‭Mateus‬ ‭3:7‬)‭

Ele falou uma dura verdade a Herodes, um dos governantes da Palestina.

Quando Herodes tomou Herodias, esposa de seu irmão Filipe, para se tornar sua mulher, João disse a ele: "Não é lícito a você possuí-la." (Mateus 14: 4)

Herodes queria matá-lo, mas tinha medo do povo provocar uma revolta, pois muitos o consideravam um grande profeta.

Mas em sua festa de aniversário, em resposta a uma promessa que ele havia feito à filha de Herodias, a vida de João terminou tragicamente.
A pedido de sua mãe, ela disse:

"Dê-me aqui em uma bandeja a cabeça de João Batista ” (Mateus 14: 8)

Agora dá para entender porque o Senhor Jesus foi o seu maior admirador e disse: "não surgiu ninguém maior do que João Batista"

Ele escolheu obedecer ao chamado de Deus. Ele disse "sim" à sua missão. Mesmo sabendo que não seria fácil.

Ele não deixou nada atrapalhar seu caminho, mas manteve seu coração posto na verdade.

Deus tem um chamado e um propósito específico para nossas vidas, descubra o seu, e cumpra-o com fidelidade.

Lembre-se que Jesus disse que seriamos suas testemunhas. Então, nossa missão nesta vida é falar a verdade, e isso inclui falar que Jesus é o Salvador do mundo.

É necessário que ele se torne maior e eu me torne menor. (João 3:30).
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 05/07/2021
Reeditado em 07/07/2021
Código do texto: T7293188
Classificação de conteúdo: seguro