Rute, uma mulher de caráter nobre

Rute respondeu: Não insista comigo para deixá-la e voltar. Aonde você for, irei; onde você viver, lá viverei. Seu povo será o meu povo, e seu Deus, o meu Deus. (‭‭Rute‬ ‭1:16)

Sua história sempre me cativou. Tenho certeza que sua atitude para com a sua sogra Noemi, sua bravura e fé já inspirou milhões de homens e mulheres.

Rute era uma ¨Maobita¨, o seu povo era politeísta. Seu principal deus era ¨Quemos¨ (Jeremias 48:13). Eles viviam em hostilidades com os hebreus.

Agora ela é viúva de um hebreu, um povo hostil. Quais as chances dela ter sucesso ao deixar seu povo, para viver com Noemi em Belém?

Rute tinha motivos para fazer como fez ¨Orfa¨, a outra nora de Noemi, que voltou para os seus parentes. Mas ela não fez isso.

Ela mostrou um caráter nobre, não permitiu que o seu passado a impedisse de continuar a viver, e isso incluía ser companheira fiel de sua sogra, aceitar o seu Deus e o seu povo.

Onde você morrer, ali morrerei e serei sepultada. Que o SENHOR me castigue severamente se eu permitir que qualquer coisa, a não ser a morte, nos separe!. (‭‭Rute‬ ‭1:17)

Rute mostrou uma fé notável para quem acabou de aceitar o Deus de Noemi. Fé de que ainda havia um propósito para ela à frente. Fé para acreditar que Deus proveria tudo para ela e Noemi.

Ela também mostrou respeito e honra a sua amarga sogra. Ela trabalhou duro no campo para fornecer comida para ela e Naomi.

Rute provou ser uma mulher íntegra com ¨Boaz¨. Tudo o que ela fez mostrou uma mulher de grande caráter e Deus a honrou.

A melhor parte da história de Rute é o legado que Deus estabeleceu por meio dela. Rute se casou com ¨Boaz¨ e teve um filho (Rute 4:13).

Essa criança (Obede) seria da linhagem de Jesus, o Salvador do mundo. Rute, uma moabita, tornou-se parte da linhagem de Cristo. (Rute 4:22)

Se você ler o livro, e espero que leia, poderá ver Deus em toda a vida de Rute. Você não verá a voz Dele trovejar como em outras histórias, ou acontecimentos milagrosos.

O que você vê é a vida de Rute sendo conduzida por um Deus em quem ela confiava e, no final, você pode ver como Ele conduziu tudo para sua glória.

Se você entregou sua vida à Jesus e confia Nele, saiba que não há limites para o que Ele possa fazer por você e através de você.

Se você está vivendo grandes perdas, se tudo parece sem solução, dê uma outra olhada na vida de Rute e lembre-se de que Deus trabalha para o bem daqueles que o ama.

Você pode não ser capaz de ver o que Ele está fazendo, mas Ele está.

Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 03/07/2021
Código do texto: T7291787
Classificação de conteúdo: seguro