Abraão, um homem de fé

Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber como herança; e partiu sem saber para onde ia. (‭‭Hebreus‬ ‭11:8‬)

Deus não chamou Abraão e disse: Você precisa fazer algumas coisas para mim, me prometa que você será fiel.

Mas Deus disse: Eu vou fazer algo tremendo por ti, eu lhe dou a minha palavra.

Farei de você uma grande nação, e o abençoarei, e engrandecerei o seu nome. (Gênesis 12:1)

A fé não é uma questão do que eu sou capaz de fazer e cumprir, mas o que Deus faz e pode fazer por mim.

Abraão nunca conseguiria agradar a Deus pelo que ele viria a fazer por sua capacidade. Ele falhou, você lembra?

Há quem busque agradar a Deus por esforços, e quando falhar? Se revoltará contra si próprio?

Então, como Abraão agradou a Deus de uma maneira tão especial? Foi cumprindo as obras da Lei?

Não, pois a Lei não existia, mas foi crendo em Deus pela palavra, confiando inteiramente Nele, abandonando a confiança nas coisas terrenas e entregando-se numa grande caminhada de fé com Ele.

....e partiu sem saber para onde ia. (Gênesis 11:8)

Abraão é conhecido por sua fé em Deus, ele é o exemplo que Paulo usa quando escreveu a carta aos Gálatas.
De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. (Gálatas 3:9)

A carta aos Gálatas nos conta duas histórias de fé, uma dos próprios Gálatas e outra de Abraão.

Os Gálatas começaram bem confiando em Cristo, mas acabaram mal, confiando nas obras.

Abraão começou bem e terminou bem, ele confiou em Deus quando foi chamado, quando peregrinou, quando ele e Sara já eram avançados em idade para ter um herdeiro e quando foi provado a sacrificar a seu filho.

A fé que Abraão teve em Deus, nós devemos ter em Jesus. Na sua vida, morte e ressurreição. Não são nossas obras que vão nos justificar diante de Deus, mas a nossa fé em Jesus.

Abraão não é uma inspiração somente para os judeus, os primeiros cristãos usaram a sua vida para nos encorajar a andar por fé e não por vista (2 Coríntios 5:7).

- A fé o levou a obedecer.
Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. (Hebreus 11:8)

- A fé o fez ser paciente.
E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa. (Romanos 6:15)

- A fé o encheu de esperança.
O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele se tornou pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. (Romanos 4:18)

- A fé o fez enxergar além.
E não enfraqueceu na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. (Romanos 4:19)

- A fé o capacitou a suportar provações.
Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. (Hebreus 11: 17)

- A fé o justificou, e o fez amigo de Deus.
E creu Abraão em Deus, e isso foi imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. (Tiago 2:23)

Cristo te chamou? Você está caminhando com Ele? Você tem enfrentado dificuldades? Continue, Ele nos prometeu a vida eterna.

Abraão nos ensina como fazer a nossa caminhada de fé com Jesus, e não como caminhar com uma religião.

E todo aquele que em qualquer geração faz a mesma caminhada de fé de Abraão, este é um homem, e esta é uma mulher de fé.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 02/07/2021
Código do texto: T7291094
Classificação de conteúdo: seguro