Abigail, uma mulher sábia e corajosa

Quando Abigail viu Davi, desceu depressa do jumento e se curvou diante de Davi com o rosto em terra. Caiu a seus pés e disse: “A culpa é toda minha, meu senhor! Por favor, ouça o que sua serva tem a dizer". (‭‭1Samuel‬ ‭25:23-24‬)

Não são os tempo fáceis, mas os difíceis que podem revelar o melhor das pessoas.

Eu costumo dizer isto sobre os líderes, seja ele qual for. Porque liderar quando tudo vai bem é fácil, e quando as coisas vão mal? É exatamente neste momento que conhecemos o líder que temos.

A vida de Abigail foi um poderoso reflexo dessa verdade. Ela era uma simples dona de casa que teve que enfrentar uma grande crise, criada pelo seu marido.

Em vez de se lamentar, ela agiu corajosamente e usou de grande sabedoria quando confrontada com um cenário caótico.

Sua história é contada em 1 Samuel 25, na época em que Saul era rei e quando Samuel havia acabado de falecer.

A Bíblia descreve Abigail como sendo “uma mulher inteligente e bonita”, mas, infelizmente, não teve sucesso em seu casamento (1 Samuel 25: 3).

Nabal, seu marido era um homem muito rico, mas ele também é descrito como "um homem rude e perverso em tudo que fazia" (1 Samuel 25: 3).

O texto nos diz que Davi e seus 600 homens demonstraram grande bondade para com Nabal e seus trabalhadores. Eles os protegeram quando os criados cuidaram de suas ovelhas no deserto, e eles foram fiéis em nunca tirar nada deles.

Essa foi uma grande bênção para Nabal e sua família. A proteção de Davi lhes deu a capacidade de prosperar em seus negócios.

Então, quando Davi pediu-lhe um simples ato de hospitalidade para seus homens (que era comum na cultura da época), imagine sua ira, quando Nabal, esse homem rude respondeu com tanta grosseria e desprezo.

Nabal disse aos servos de Davi: Quem é esse Davi? Quem é esse filho de Jessé? Por que tomaria meu pão e minha água, e a carne que eu preparaei para os meus tosquiadores, e a daria aos homens que vêm sabe de onde? (1 Samuel 25: 10-11)

Quando Abigail foi informada de todo ocorrido, conhecendo o marido que tinha, e que Davi viria para matá-los, ela sabia o que fazer e não teve medo de agir.

“Abigail não perdeu tempo...” (1 Samuel 25:18)

Ela enviou à Davi tudo que ele e seus homens necessitavam. E quando se encontrou com ele, o tratou com honra e respeito.

Por favor, perdoe-me se o ofendi de algum modo. Que o SENHOR lhe conceda uma dinastia duradoura, pois está lutando as batalhas do S ENHOR. Que ele o livre de fazer o mal durante toda a sua vida! (‭‭1Samuel‬ ‭25:28‬ ‭)

Abigail teve a coragem de assumiu a culpa por algo que não fez. Ela implorou por perdão em nome de toda a sua família, e Deus usou esse momento para mostrar a Davi como seria errado se vingar do seu próprio jeito e matar esses servos inocentes.

Davi disse a Abigail: Louvado seja o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. Que você seja abençoada pelo seu bom senso e por me manter longe do derramamento de sangue e vingar-me com minhas próprias mãos. (1 Samuel 25: 32,33)

As palavras de Abigail foram sabias, poderosas e cuidadosamente pensadas. Ela alcançou o que buscou, por isso foi honrada por Davi e por Deus.

Lembre-se, os tempos difíceis não podem ser encarados de qualquer maneira, eles não exigem somente coragem, mas também sabedoria, humildade, empatia e confiança no Senhor.

E sobre isso, Abigail nos dá um maravilhoso exemplo.

Então Davi aceitou o presente de Abigail e lhe disse: “Volte para casa em paz. Ouvi o que você disse e farei o que me pediu”. ‭‭(1Samuel‬ ‭25:35‬) ‭
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 30/06/2021
Código do texto: T7290089
Classificação de conteúdo: seguro