Um honrado fim de carreira

Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé. (2 Timóteo 4: 7)

Hoje, muitos líderes e Pastores estão abandonando os ministérios antes de chegarem à linha de chegada.

Os números daqueles que desistem são preocupantes, como mostra em muitos artigos que li.

Esta poderosa declaração de Paulo, tem sido para mim um grande encorajamento para continuar a minha carreira, e termina-la no tempo do Senhor e não no meu.

Ao lermos 2 Timóteo, e especialmente o capítulo 4, podemos observar algumas atitudes que ajudaram Paulo a terminar bem a corrida:

1. Ele permaneceu focado no chamado de Deus.

Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me fortaleceu, para que através de mim a mensagem pudesse ser plenamente proclamada e todos os gentios pudessem ouvi-la. (2 Timóteo 4: 17)

O chamado de Paulo era levar a mensagem do Evangelho aos gentios e ele cumpriu perfeitamente esse chamado.

2. Ele decidiu suportar as dificuldades.

Sofre conosco como um bom soldado de Cristo Jesus. (2 Timoteo 2: 3)

Ameaças, apedrejamento, prisões e outros perigos não impediram que Paulo cumprisse seu chamado.

3. Ele se cercou de companheiros fieis.

Lucas esta comigo, toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. (2 Timóteo 4:11)

Paulo precisava de apoio e encorajamento para a cruzar a linha de chegada. E ele sempre zelou por tais amigos ao seu redor; amigos como Barnabé, Silas e Onésimo.

4. Ele recusou ser controlado pela amargura.

Alexandre, o latoeiro, causou me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. (2 Timóteo 4:14)

Paulo recusou permitir que a amargura tomasse conta de seu coração. Ele colocou seus inimigos e aqueles que o traíram nas mãos de Deus, o justo juiz.

5. Ele buscou ser um bom mentor.

Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. (2 Timóteo 4:5)

Formar uma nova geração de pastores féis e garantir que o evangelho continuasse sendo pregado, ajudou Paulo a manter o foco em sua própria linha de chegada.

Que honrado fim de carreira para um incrível servo de Deus!

E certamente, este grande homem ouviu a voz amorosa de seu Salvador dizendo:

Muito bem, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. (Mateus 25:23)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 29/06/2021
Código do texto: T7289096
Classificação de conteúdo: seguro