Futuro...Como você o vê?

Há esperança para o teu futuro, diz o Senhor, porque teus filhos voltarão para seus territórios. (Jeremias 31:17)

Quantas vezes você ouviu alguém dizer "O futuro a Deus pertence", os que dizem querem é claro se isentar de responsabilidades, e não é isso que Deus, pensa sobre o futuro, mesmo sabendo tudo, Ele espera de nós atitudes de fé e coragem para que o nosso futuro seja abençoado, e para isso Ele mesmo nos ajuda.

Geralmente Deus permite desafios àqueles que Nele confiam isso não é capricho do Senhor, Ele faz assim para cumprir seus propósitos.

Desta forma, Ele deseja que olhemos para o futuro não com vista na situação atual, mas naquilo que Ele possa fazer, se é certo que Ele deseja algo bom e decente pra mim, assim porque olharei para minha condição ou para a situação que ocorre?

Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jeremias 29:11)

Tenho convicção de que Deus esta desejoso em me abençoar, e não me punir, o próprio Jesus disse ter vindo para que eu cresse Nele, assim teria uma vida abençoada (João 10:10).

O futuro na perspectiva de quem não conhece a Deus pode ser desastroso, assim como pode ser maravilhoso para aqueles que Lhe conhece.

Houve um homem chamado Jeremias, este confiava muito no Senhor, tornou-se seu profeta, porém sendo grandes as aflições de seus dias, este foi preso injustamente e mesmo sendo muito humilhado, não perdeu a fé em Deus, continuou firme e confiante.

É aqui que muitas vezes Deus nos prova, é em momentos como o que Jeremias e seu povo estão vivendo, que Deus espera que olhemos para o futuro, com olhar de fé, Ele nos prova, mas também nos ensina.

Disse, pois, Jeremias: Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Eis que Hananel, filho de Salum, teu tio, virá a ti, dizendo: Compra para ti a minha herdade que está em Anatote, pois tens o direito de resgate para comprá-la. Veio, pois, a mim Hananel, filho de meu tio, segundo a palavra do Senhor, ao pátio da guarda, e me disse: Compra, agora, a minha herdade que está em Anatote, na terra de Benjamim, porque teu é o direito de herança, e tens o resgate; compra-a para ti. Então, entendi que isto era a palavra do Senhor. Comprei, pois, a herdade de Hananel, filho de meu tio, a qual está em Anatote; e pesei-lhe o dinheiro: dezessete siclos de prata. (Jeremias 32:6-9)

Jeremias mesmo sendo um homem de fé, fica impressionado com o pedido de Deus, para que comprasse o terreno, humanamente falando, pra que investir dinheiro naquilo que meus olhos veem destruído e sem futuro?

Deus não trabalha em minha vida sob a minha condição material, física, ou emocional, mas pela espiritual, pela minha fé, pois se Ele sabe o futuro, somente Ele pode garanti-lo.

Você tem fé para hoje ouvir a palavra do Senhor e agir mediante ela? Poderá Ele lhe dar uma ordem, mesmo que sua visão seja de destruição e desespero?

Veja que Jeremias tinha direito de herança, assim sendo Deus não fica inventando situações, Ele trabalha diante do caos humano para nos levar a alcançar aquilo que já é direito nosso.

Contudo, tu me disseste, ó Senhor Deus: Compra para ti o campo por dinheiro e faze que o atestem testemunhas, embora a cidade esteja já dada nas mãos dos caldeus. (Jeremias 32:25)

O estado em que se encontrava a cidade era desesperador, até mesmo um homem como Jeremias chega a questionar tal desejo do Senhor, que ele compre o terreno.

Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Toma estes autos, este auto de compra, tanto o selado como o aberto, e mete-os num vaso de barro, para que se possam conservar muitos dias; Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ainda se comprarão casas, e campos, e vinhas nesta terra. (Jeremias 32:14, 15)

Mesmo diante de tais situações mantenha sua fé viva, preserve a, pois o Senhor se alegra de quem Nele confia.

Então, veio à palavra do Senhor a Jeremias, dizendo: Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne. Acaso, seria qualquer coisa maravilhosa demais para mim?. (Jeremias 32:25-27)

Havia não só um direto de herança a Jeremias havia promessas do Altíssimo para que tudo fosse restaurado na cidade, creia, não há nada impossível para Ele.

Por isso, agora, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca desta cidade, da qual vós dizeis: Já está dada nas mãos do rei da Babilônia, pela espada, e pela fome, e pela pestilência. (Jeremias 32:36)

Eis que eu os congregarei de todas as terras. (v37)
Farei que habitem nela seguramente. (v37)
E eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. (v38)
E lhes darei um mesmo coração. (v39)
E farei com eles uma aliança eterna. (v40)
Porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim. (v40)
E alegrar-me-ei por causa deles. (v41)
Eu trarei sobre ele todo o bem que lhes tenho prometido. (v42)

E comprar-se-ão campos nesta terra, da qual vós dizeis: Está deserta, sem homens nem animais; está dada nas mãos dos caldeus. Comprarão campos por dinheiro, e subscreverão os autos, e os selarão, e farão que os atestem testemunhas na terra de Benjamim, e nos contornos de Jerusalém, e nas cidades de Judá, e nas cidades das montanhas, e nas cidades das planícies, e nas cidades do Sul; porque os farei voltar do seu cativeiro, diz o Senhor. (Jeremias 32:43,44)

Talvez hoje você até consiga ouvir a voz do Senhor, porem sua fé não é capaz de enxergar um futuro nobre e abençoado, mas este é o motivo pelo qual esta mensagem chegou até você, Deus insiste conosco para o nosso crer naquilo que Ele mesmo tem prometido, tire seus olhos do caos, e coloque-os nas promessas do Soberano.

Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. (Jeremias 33:3)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 27/06/2021
Código do texto: T7287764
Classificação de conteúdo: seguro