Paulo, as convicções de um servo de Cristo

Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (2 Timóteo 1:12)

Paulo foi o maior escritor do Novo testamento, maior por ter escrito mais, não que seria melhor que os demais escritores, com certeza ele reprovaria este título de maior escritor e melhor apóstolo, e nos lembraria que era o maior dentre os pecadores (1 Timóteo 1:15)

Esta é a sua segunda carta a Timóteo, e também a sua última em vida, o fiel servo de Jesus se encontra em seus últimos dias, e não se envergonhava da sua condição, pelo contrário mostra ao seu companheiro, amigo, irmão e discípulo, que mesmo depois de tanto sofrimento, perseguição e prisões, continua convicto quanto ao seu chamado.

Por ter escrito mais, obviamente que sabemos mais sobre sua vida e também de suas convicções como um cristão, servo, pregador, prisioneiro, apóstolo.

- Paulo tinha profunda convicção no ministério para qual foi chamado.

Apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus (2 Timóteo 1:1). Fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios (2 Timóteo 1:11)

- Paulo não se envergonhava de quem o chamou, nem para o que foi chamado.

Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho; pelo qual estou sofrendo como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada. (2 Timóteo 2:8,9)

- Paulo não se envergonhava de sua abnegação em favor daqueles que foram eleitos para a salvação.

Tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus. (2 Timóteo 2:10)

- Paulo não se envergonhava do evangelho, e nem dos sofrimentos que ele lhe causou.

Quanto a mim, estou sendo oferecido como sacrifício, e o tempo da minha partida chegou. (2 Timóteo 4:6)

- Paulo não se envergonhava de estar encerrando a sua vida no cárcere, ele viveu e morreu por Cristo.

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2 Timóteo 4:7)

- Paulo tinha profunda convicção em quem ele confiou a sua vida.

....eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (2 Timóteo 1:12)

- Paulo depositou sua vida nas mãos de Jesus, tinha convicção do seu poder para guardá-la.

Ele guardar-me-á para o seu reino celestial. (2 Timóteo 4:18)

A palavra grega para depósito é ¨Paratheke¨.

Para os gregos, algo confiado, um depósito, um ¨Paratheke¨ era algo completamente sagrado.

Este mundo mal rejeita tudo que vem de Deus, ele rejeitou o próprio filho de Deus, como não rejeitaria os demais filhos ?

Como não rejeitaria aqueles que foram chamados para serem seus imitadores? Aqueles que foram enviados para serem seus representantes aqui?

É inevitável que a fidelidade a Jesus nos traga muitos problemas nesta vida, mas se você está convicto de que Cristo te chamou, e se você confiou a sua vida à Ele, então ela é sagrada para Deus.

O conselho de Paulo à Timóteo serve para mim, para você, e para todos os que estão convictos no seu chamado.

Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus. (2 Timóteo 1:8)

Paulo foi um grande servo, um líder extraordinário e um cristão convicto, um homem digno de ser imitado.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 26/06/2021
Reeditado em 11/07/2021
Código do texto: T7287271
Classificação de conteúdo: seguro