Doar é glorificar a Deus e abençoar o próximo

Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. (Atos 20:35)

Embora tenha aprendido esta verdade no início de minha caminhada cristã, tenho que admitir que demorei um pouco para aceita-la, o mundo nos faz egoístas.

O ato de dar é uma virtude cristã bem conhecida. Como corpo de Cristo, estamos acostumados a atender ao chamado de dar nosso tempo, dons e finanças.

Dar é um sacrifício pessoal de algo que Deus lhe deu para abençoar alguém que precisa.

Nossos dons, dízimos e ofertas podem se transformar em ricas bênçãos para outras pessoas.

Dar dinheiro para a obra de Deus, assim como para os necessitados, é realmente muito importante.

Deus também nos fornece meios para doar de outras maneiras, como por meio de nossos dons espirituais, talentos e aptidões naturais, que podem ser usados ​​para ministrar a outros para beneficiá-los (1 Pedro 4: 10-11).

Todo cristão deve saber que Deus é o maior doador, Ele nos deu Seu único filho como um preço para nossa redenção.

Portanto, expressar nossa honra e gratidão pelo que Deus fez por nós por meio de doações é totalmente aceitável. Além disso, doar é uma responsabilidade e abençoa o próximo.

Dar como Jesus significa oferecer um sacrifício pelas razões certas. Não devemos fazer um espetáculo sobre dar, para que outros testemunhem nossa generosidade (Mateus 6: 1-2).

Em vez disso, devemos dar em segredo com a intenção final de glorificar a Deus e abençoar o próximo (Mateus 6: 3-4).

Paulo nos exorta a fazermos doações como uma ação natural e regular de nossa caminhada cristã.

Ele viu isso como uma forma de os crentes cuidarem uns dos outros e permanecerem unidos em Cristo.

Não só isso, Paulo entendia a importância que as doações têm no futuro do cristão. Os ensinamentos de Jesus, como este de Lucas 12: 32-34, nunca estiveram longe de seus pensamentos:

Não tenhas medo, pequeno rebanho, porque o teu Pai gostou de dar-te o reino. Venda seus bens e dê aos pobres. Providenciem para vocês bolsas que não se desgastarão, um tesouro no céu que nunca faltará, onde nenhum ladrão se aproxima e nenhuma traça destrói. Pois onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.

Paulo também usou a vida e o ministério de Jesus como o melhor exemplo de doação.

Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que embora ele fosse rico, por amor de vocês se fez pobre, para que vocês através da sua pobreza se tornassem ricos. (2 Coríntios 8: 9)

O apóstolo esperava que, ao ver Jesus como modelo, os crentes se sentissem inspirados como ele a olhar para a doação não como um fardo, mas uma oportunidade de se tornar semelhante a Cristo.

Lembrando sempre as motivações de Jesus para nos doar até a sua própria vida:

Seu amor por Deus e por nós....

Sua compaixão por nossas necessidades....

Seu desejo de compartilhar o que Ele é e tem....

 
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 25/06/2021
Código do texto: T7286439
Classificação de conteúdo: seguro