Deus termina o que começa

Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês irá completa-la até o dia em que Cristo Jesus voltar. (Filipenses 1:6)

Deus nunca inicia uma obra que não tenha intenção de completa-la, isso é verdadeiro para todos os seus planos, em especial para a nossa salvação.

Paulo tinha absoluta certeza disso, e todo cristão deve ter; de que seu chamado e perseverança diante de tantas lutas são provas de que Deus está cumprindo o que prometeu.

No momento em que estava escrevendo a carta aos Filipenses, Paulo estava preso em Roma. Jesus já havia completado a maior parte de sua boa obra na vida deste grande homem.

Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. (Atos 9:15)

Roma era o destino final de Paulo aqui na terra, foi lá que Jesus o enviou com um proposito.

Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma. (Atos 23:11)

Com certeza Deus está trabalhando em tudo que diz respeito as vidas daqueles que Ele mesmo chamou, mas a nossa responsabilidade em obedece-lo e perseverar em seus propósitos não nos é excluída.

Veja o que a Bíblia diz a respeito do chamado de Noé para a construção da Arca, de Abraão para sair de sua parentela, de Moises para tirar o povo do Egito, de Josué para liderar o povo, dos profetas e dos apóstolos.

Elias, em um ato de medo e desespero pediu a Deus a morte, mal sabia ele que a obra em sua vida não havia acabado e que não morreria, mas seria arrebatado.

Satanás tentou abreviar o ministério de Pedro logo no seu início, pondo fim ao chamado e obra de Cristo em sua vida, mas não obteve sucesso.

Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Eu, porém, orei por você, para que a sua fé não desfaleça. (Lucas 22:31,32)

Pedro aprendeu e nós devemos aprender que sozinhos não podemos contra as ciladas de satanás.

Pedro cometeu o erro de achar que por amar a Jesus nunca seria capaz de nega-lo, e sua queda só não foi total porque o próprio Jesus intercedeu por ele.

Se Jesus permitir a queda, Ele é poderoso para impedir que caiamos por completo e nos perdoara, nos trará de volta para si e nos dará uma obra útil para fazer.

Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. (1 Pedro 5:8)

Antes de ser tentado, Pedro pensava estar seguro; mas ele não estava seguro, porque confiava em si mesmo.

Após ter sido tentado percebeu que jamais poderia prevalecer contra satanás por sua própria força, então aprendeu a ficar perto de Jesus.

Foi por essa proximidade com Jesus que Pedro foi capaz de fortalecer seus irmãos em situações semelhantes, e que a obra que Deus começou, Ele também completou.

Pois nosso Senhor Jesus Cristo me mostrou que, em breve, partirei desta vida. (2 Pedro 1:14)

Deus é fiel para cumprir o que começou em nossas vidas, mas como temos uma tendência natural de confiar em nós mesmos, sejamos humildes e fiquemos perto de Jesus assim como fizeram os Patriarcas, os Profetas, os Apóstolos e milhões de nossos irmãos.

Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam. (2 Pedro 3:17)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 25/06/2021
Código do texto: T7286429
Classificação de conteúdo: seguro