Pecado, o vírus que tem cura

Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso. (1João 1:10)

A comunidade mundial de saúde está sempre em busca de vacinas para os males que afligem a humanidade, tivemos êxito em várias delas, o desafio agora é por uma vacina que nos livre da Covid 19, um vírus que só no Brasil levou a óbito mais de 90.000 pessoas.

Contudo, sem que o mundo se importe, existe um vírus pior que a Covid 19, que continua levado milhões de pessoas à muitos males, inclusive a morte.

Esse mal chamado pecado, é um dos assuntos de maior evidência na Bíblia, o que mais causou e causa destruição em nossas vidas. Exames podem comprovar que não temos o Covid 19, mas e quanto ao pecado, estamos livres dele?

João o Batista, o último dos grandes profetas iniciou o seu ministério, chamando o povo ao arrependimento. (Marcos 1:4)

Jesus iniciou o seu ministério anunciando a chegado do reino de Deus, chamando o povo ao arrependimento e nova vida. (Marcos 1:15)

Pedro em seu primeiro discurso chamou o povo ao arrependimento e o refrigério para as almas enfermas. (Atos 2:38; 3:19)

Tiago nos chama para confessarmos nossos pecados. (Tiago 5:16)

Paulo disse que todos pecaram e carecem da glória de Deus. (Romanos 3:23)

João disse que se dissermos que não temos pecado, nos enganamos a nós mesmos. (1 João 1:8)

Sabemos por meio da Bíblia, que este mal chamado pecado nos fez inimigos de Deus, e que foi ele a principal causa da morte de Jesus.
Ele foi transpassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades. (Isaias 53:5)

Tamanho é a sua influência e poder sobre nós, que no Novo Testamento temos cinco palavras distintas que nos ensina sobre este tão grande mal.

1- A palavra mais comum para pecado é ¨hamartia¨, que significa originalmente “errar o alvo”.

Quando nos damos conta de que "pecado" significa não ter atingido o alvo, não ter chegado a ser tudo o que poderíamos ter sido, fica evidente que todos somos pecadores.

2- A segunda palavra para pecado é ¨parabasis¨, que literalmente quer dizer "cruzar ao outro lado."

Pecar é cruzar a linha que separa o bem do mal. Não há ninguém que possa dizer que sempre se manteve do lado correto.

3) A terceira palavra é ¨paraptoma¨, que significa “escorregão”. O tipo de escorregão que podemos sofrer em um caminho molhado, ou sobre o gelo.

Até os melhores dentre nós podem escorregar para o pecado quando não se esta vigilante.

4) A quarta palavra é ¨anomia¨, ou seja, “agir fora da lei”. O pecado de quem conhece o bem, mas faz o mal; o pecado de quem conhece a lei, mas deliberadamente a ignora.

Decidimos conscientemente tomar o que nos está proibido ou fazer aquilo que a lei condena.

5) A quinta palavra para pecado é ¨ofeilema¨, esta é a palavra que aparece no Pai Nosso e que significa literalmente "dívida". Significa deixar de cumprir um dever.

Não há quem possa dizer que em sua vida cumpriu de maneira perfeita todos os deveres para com Deus e com o próximo.

Quando examinamos de perto o significado da palavra pecado, damos conta de que é uma pandemia, da qual todos nós sofremos.

Mas também sabemos por meio da bíblia que há somente uma solução para esse mal chamado pecado, Cristo Jesus.

Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segunda a riqueza da sua graça. (Efésios 1:7)

O qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos livrar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai. (Gálatas 1:14)

Carregando ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós mortos para os pecados, vivamos para a justiça. (1 Pedro 24)

Podemos ainda não ter uma vacina eficaz contra o Covid 19, mas por providência divina, já temos a mais de dois mil anos a cura eficaz para não morrermos em nossos pecados.

Você crê em Jesus, e Ele lhe dirá: Filho (a), perdoados estão os teus pecados. (Marcos 2:5)

P.S- Mensagem escrita antes das vacinas serem aprovadas, quando o Brasil tinha somente 90.000 mortos.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 25/06/2021
Código do texto: T7286420
Classificação de conteúdo: seguro