Coloque sua esperança em Deus

Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar de modo tal que até da vida desesperamos. (2 Coríntios 1:8)

Paulo escreve aos irmãos em Corinto como um homem que conhece a aflição e seu rigor na vida daqueles que a sofrem.

A palavra que Paulo utiliza para aflição é “thlipsis”. Em grego esta palavra descreve como pressão física sobre o corpo.

Ser um verdadeiro cristão tem um preço, devido ao fato de que não existe cristianismo sem cruz.

.....no mundo tereis (thlipsis) aflições. (João 16.33)

O extraordinário a respeito desta passagem é que não temos nenhuma informação a respeito desta terrível experiência que Paulo viveu em Éfeso. Pelo seu relato, uma aflição quase impossível de suportar.

....fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar de modo tal que até da vida desesperamos. (2 Coríntios 1:8)

Esteve num perigo tal que pensou ter chegado sua última hora e que não poderia escapar.

Nós nos sentíamos como condenados a morte. Mas isto aconteceu para que aprendêssemos a confiar não em nós mesmos e sim em Deus que ressuscita os mortos. (2 Coríntios 1:9)

Irmãos, não estamos sozinhos para enfrentar as aflições, Paulo também nos mostrou que o consolo de Deus chega até nós.

Ele nos salvou e continuará a nos salvar desses terríveis perigos de morte. Sim, nós temos posto nele a nossa esperança, na certeza de que ele continuará a nos salvar. (2 Coríntios 1:10)

Ele também destaca que o consolo que recebemos de Deus, nos fazem capazes de ser fonte de consolação para outros.

Será valioso experimentar tais aflições, se isto nos capacitar para ajudar a outros irmãos quando estiverem em aflições.

Paulo colocou sua esperança em Deus, e nós que sofremos muito menos, faremos bem em seguir o seu exemplo.

Porque, assim como tornamos parte nos muitos sofrimentos de Cristo, assim também, por meio dele, participamos da sua grande ajuda. (2 Coríntios 1:5)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 24/06/2021
Código do texto: T7286001
Classificação de conteúdo: seguro