Eu pequei, mas Ele me perdoou

Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. (Mateus 26:74)

Se houve algum pecado que se podia esperar que nunca fosse revelado é este, a negação de Pedro. Entretanto, aí está, o Valente Pedro negando seu amado Mestre.

Ninguém pode ler esta passagem sem sentir-se surpreso pela honestidade dos apóstolos em deixar isso relatado.

Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. (Mateus 26:34)

Sabemos que Mateus seguiu de perto a narração de Marcos, e no evangelho de Marcos este relato aparece ainda mais detalhado. (Marcos 14:66-72)

Também sabemos, como nos diz Papias, Bispo de Hierapolis, companheiro de Policarpo, ambos discípulos de João, que Marcos não teria conhecimento deste ocorrido, se o próprio Pedro não o tivesse contado.

Assim, sabemos a história da negação de Pedro porque ele mesmo foi quem a contou aos outros discípulos.

E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente. (Mateus 26:75)

Jamais devemos ler esta história sem lembrar que é o próprio Pedro quem relata a vergonha de seu pecado para que todos os homens possam conhecer o Cristo que ama e perdoa.

Pedro não escondeu seu pecado, ele o converteu em uma parte essencial do evangelho. E o fez na melhor das razões.

Isso me fez Jesus, tomou a mim, o covarde, e apesar de tudo, honrou-me fazendo de mim um instrumento em seu reino.

Eu creio que cada vez que Pedro relatava esta história, Ele podia dizer: Foi assim que eu pequei, e foi assim que Ele me perdoou.

O essencial de todo está história não é condenar a Pedro pelo seu pecado, e sim reconhecer quão misericordioso, amoroso e perdoador é Jesus.

Porque o desastre que sobreveio a Pedro pode acontecer com o mais valente de nós.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 24/06/2021
Código do texto: T7285992
Classificação de conteúdo: seguro