José, um exemplo de Fé e Superação

E nasceram a José dois filhos (antes que viesse o ano de fome), que lhe deu Asenath, filha de Potífera, sacerdote de On. E chamou José o nome do primogénito, Manassés; porque disse: "Deus me fez esquecer de todo sofrimento, e de toda a casa do meu pai". E o nome do segundo chamou Efraim; porque disse: "Deus me fez prosperar, na terra onde tenho sofrido". (Genesis 41:50-52)

José tinha tudo para ser um adulto amargurado, problemático, mal resolvido e emocionalmente desequilibrado.

Mas ele não se tornou este homem, José se tornou um homem humilde e muito agradecido pelo que Deus fez. Há muito que se aprender na história deste homem de Deus.

Fazendo um resumo de sua vida, José nos conta como Deus o ajudou a superar todo mal que sobreveio em sua vida.

- Deus me fez esquecer de todo sofrimento, e de toda a casa do meu pai.

Qualquer um sabe da importância dos laços familiares no desenvolvimento de nossa autoestima e identidade.

É através da convivência familiar que desenvolvemos a capacidade de interação social e companheirismo.

É através da família que aprendemos a dar e receber amor; a desenvolver tolerância e apreciação uns pelos outros; a pedir e conceder perdão.

Mesmo que tivesse o amor e a preferência do pai (Gênesis 37:3), ele sofreu com o ódio (37:4), com a inveja (37:5), e com a rejeição dos irmãos. Sendo apenas um adolescente, sofreu uma terrível violência física e psicológica.

Seus irmãos planejaram matá-lo! (Genesis 37:18) Eles tiraram sua túnica colorida (23); jogaram-no num poço vazio (24); venderam-no como escravo aos ismaelitas (28); mancharam a túnica com sangue de bode e passaram para seu pai a ideia de que ele havia sido devorado por um animal selvagem (33).

Com certeza, tudo que lhe aconteceu em sua família marcou a sua alma!

- Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido.

Quando José chegou no Egito, ele foi vendido à Potifar como escravo (Gênesis 39:1), ele foi assediado (39:7-12), ele foi caluniado (39:14-18), ele foi preso (39:20), ele foi esquecido no cárcere Gênesis 40:23).

Depois de tudo que sofreu no meio familiar, as coisas pareciam ficar ainda pior. José agora estava em uma terra estranha, era um escravo, estava preso e esquecido no cárcere.

José teria grandes motivos para ser uma pessoa amargurada e revoltada com o mundo e com Deus. Mas José tinha fé em Deus, e sabia que não poderia culpa-lo pelo que os homens fizeram contra ele.

Pelo contrário, foi Deus quem usou todo o mal para o seu bem. Foi Deus, segundo as suas próprias palavras que mudou o seu cativeiro.

O que a vida de José nos ensina? Qual a mensagem de Deus para nós que hoje vivemos algo semelhante ao que José viveu?

Nós não podemos superar os sofrimentos do passado, nem ter uma vida frutífera hoje, até que confiemos em Deus para nos ajudar.

Em outras palavras: Nós nunca poderemos ter uma vida frutífera (na terra da sua aflição) até que Deus nos dê um "Manassés", que nos ajude a superar as mágoas e traumas do passado.

Nós nunca poderemos experimentar um "Efraim" em nossas vidas, enquanto Deus não gerar um "Manassés" em nosso coração. Por isso José declarou:

"Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai", "Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido".

José só conseguiu perdoar seus irmãos (Gênesis 50:15-21) porque Deus lhe fez esquecer todo o seu sofrimento! Porque Deus curou as feridas da sua alma!

Nós não poderemos ter uma vida abençoada no presente enquanto não superarmos o passado. Só Deus é poderoso para nos ajudar a superar os traumas, e nos dar uma vida frutífera no presente.

Disse Jesus: Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu lhes darei descanso. (Mateus 11:28)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 23/06/2021
Código do texto: T7285227
Classificação de conteúdo: seguro