‭Elias, um homem como nós

Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. (‭‭Tiago‬ ‭5:17‬)

Você está fisicamente exausto? Deprimido emocionalmente? Fraco espiritualmente? Isolado socialmente? Quem não esteve assim alguma vez?

Eu estive algumas vezes. O mesmo aconteceu com o mais corajoso profeta do Antigo Testamento, Elias, "um homem como nós".

Eu me vejo como uma pessoa corajosa. Porém, lutei (e ainda luto) contra periódicos de profundo desânimo.

Felizmente, ao estudar a bíblia, em especial hoje, a vida do profeta Elias em 1 Reis 17-19, aprendo como Deus nos renova. Os princípios bíblicos sempre me foram salva-vidas em muitas ocasiões.

Em minha leitura constante das Escrituras, não conheço nenhum outro personagem bíblico (além de Jesus) que mostra mais coragem do que Elias. Deus o levantou para enfrentar a imensa maldade, a idolatria e o paganismo que consumia o reino do norte de Israel.

Acabe, o sétimo rei do norte de Israel, provou ser mais vil do que qualquer um antes dele. Além disso, a esposa de Acabe era Jezabel, uma sidônia cuja principal ambição era propagar o paganismo em Israel, e destruir totalmente toda e qualquer adoração ao Deus verdadeiro.

Nessa cena, Elias entra, pronunciando o julgamento de Deus sobre Israel e declarando que Deus está fechando os céus.

"Não haverá orvalho nem chuva nos próximos anos, a não ser quando eu disser." (1Reis 17:1)

Imagine ter a coragem e a audácia de dizer algo assim. Seria ridículo.....a menos que Deus lhe diga para faze-lo.

Mesmo se Deus lhe dissesse, seria necessária uma grande coragem para confrontar Acabe e Jezabel pronunciando tal julgamento em nome do único e verdadeiro Senhor.

O tempo passa. Não chove há três anos e meio. Acabe está absolutamente desesperado, mas se recusa a reconhecer o motivo da terrível fome que atingiu toda a terra.

O Senhor disse a Elias para voltar e confrontá-lo mais uma vez. Vá apresentar-se a Acabe, porque farei cair chuva sobre a terra. (1 Reis 18:1)

Pouco tempo depois, no Monte Carmelo, Elias está sozinho enfrentando os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas da deusa Aserá, Deus honra a coragem de Elias enviando fogo do céu para devorar o sacrifício.

Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: Que os deuses me castiguem se amanhã a estas horas eu não tiver feito com a sua vida o mesmo que você fez com a vida de cada um deles! (‭‭1Reis‬ ‭19:2‬)

É aqui que Elias prova que é "um homem como nós". (Tiago 5:17)

Em vez de clamar a Deus em oração, buscando Sua vontade...Elias entra em pânico, emocionalmente perturbado, segue para o sul,  e depois para o deserto. Elias estava em pânico e faz uma triste oração.

Basta, Senhor! Tira a minha vida, porque eu não sou melhor do que os meus pais. (‭‭1Reis‬ ‭19:4)‬ ‭‬‬

Fisicamente, Elias está exausto. Emocionalmente, ele está arrasado. Espiritualmente, ele está fora de contato com Deus. Socialmente, ele está isolado.

Há momentos em que até o melhor de nós se mostra assim. A coragem se vai completamente. Não é isso que fazemos quando as tempestades da vida chegam?

É surpreendente ver como Deus responde a Elias em seu momento de maior desânimo e desespero. Tirar a sua vida? Não!

Em vez disso.... Deus ministra a Elias, cuida dele e o coloca de pé novamente.

Fisicamente, Deus fornece o alimento e o descanso tão necessários. (1 Reis 19:6)

Emocionalmente, Deus permite que Elias sinta Sua presença. (1 Reis 19:12,13)

Espiritualmente, Deus exorta Elias a segui-lo novamente. (1 Reis 19: 15,16)

Socialmente, Deus disse a Elias sobre 7.000 homens tementes que havia em Israel. (1 Reis 19:18)

De pé, Elias sai do deserto para entrar nas páginas das Escrituras como um dos maiores heróis da fé.

Em vez de fugir das crises, precisamos nos voltar para Deus, confiando em suas promessas para responder e atender a todas as nossas necessidades.

Elias foi um homem como nós. E assim como cuidou dele, o Senhor repetidamente promete cuidar de você e de mim.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 21/06/2021
Reeditado em 11/07/2021
Código do texto: T7283582
Classificação de conteúdo: seguro