Habacuque, uma conversa honesta e justa com Deus

Até quando, Senhor, terei de pedir socorro? Tu, porém, não ouves. Clamo: “Há violência por toda parte!”, mas tu não vens salvar. Terei de ver estas maldades para sempre? Por que preciso assistir a tanta opressão? Para qualquer lugar que olho, vejo destruição e violência. Estou cercado de pessoas que discutem e brigam o tempo todo. (‭‭Habacuque‬ ‭1:2,3‬)

O livro de Habacuque não é dirigido diretamente ao povo de Deus, é praticamente uma conversa, entre o profeta e Deus.

Onde está Deus quando a vida não faz sentido? Quando parece que os maus estão prosperando? Quando as circunstâncias são caóticas e confusas?

Essas eram as perguntas que estavam na mente do profeta. Enquanto ele lutava por essas perguntas, ele também nos dá um exemplo encorajador de como confiar em Deus em tempos difíceis que não entendemos totalmente.

Habacuque viu que o povo de Judá se tornava cada vez mais injusto, e ficou ainda mais horrorizado quando Deus usaria uma nação ainda mais injusta (Babilônia) para julgá-los durante o exílio.

Estou levantando os babilônios, um povo cruel e violento. Eles marcharão por todo o mundo e conquistarão outras terras. (‭‭Habacuque‬ ‭1:6‬)‬‬

O livro é quase inteiramente uma conversa honesta com Deus. Ele faz perguntas difíceis e luta com o que sabe sobre o caráter de Deus e suas ações atuais.

Depois de compartilhar tudo o que estava em seu coração, Habacuque diz: Subirei até minha torre de vigia e ficarei de guarda. Ali esperarei para ver o que ele diz, que resposta dará à minha reclamação. (‭‭Habacuque‬ ‭2:1‬)‬‬

Uma das respostas de Deus às perguntas de Habacuque lhe forneceu discernimento e encorajamento. E essas palavras continuam a fazer o mesmo para nós hoje.

Deus diz: Olhe para os arrogantes, os perversos que em si mesmos confiam; o justo, porém, viverá por sua fé. (‭‭Habacuque‬ ‭2:4‬)

Deus também lhe assegura que em seu tempo, os babilônios (ímpios) também irão experimentar seu julgamento.

O cálice na mão direita do Senhor virá até você [Babilônia], e vergonha absoluta sobrevirá à sua glória! (Habacuque 2:16)

Isso é reconfortante em certo sentido, mas Deus não responde totalmente as nossas perguntas. O profeta Isaías nos ajuda a entender isso.

Meus pensamentos são muito diferentes dos seus, diz o Senhor, e meus caminhos vão muito além de seus caminhos. Pois, assim como os céus são mais altos que a terra, meus caminhos são mais altos que seus caminhos, e meus pensamentos, mais altos que seus pensamentos. (‭‭Isaías‬ ‭55:8,9‬) ‭

O fato é, Ele é Deus. Seus planos e propósitos se cumprirão e, misericordiosamente, serão para o bem daqueles que o amam (Romanos 8:28).

Seus planos não precisam ser pré-aprovados por nós, porque só há um que é Todo-Poderoso e capaz de “conhecer o fim desde o princípio” (Isaías 46:10).

Pois a terra se encherá com o conhecimento da glória do Senhor como as águas cobrem o mar. (Habacuque 2:14)

Embora os tempos em que Habacuque viveu (e os nossos) pareçam caóticos, sabemos o fim da história e aguardamos aquele dia glorioso da volta de nosso Senhor.

Com suas palavras finais, Habacuque expressa sua decisão de confiar radicalmente em Deus. Uma postura que mostra sua fé.

Ainda que a figueira não floresça e não haja frutos nas videiras, ainda que a colheita de azeitonas não dê em nada e os campos fiquem vazios e improdutivos, ainda que os rebanhos morram nos campos e os currais fiquem vazios, mesmo assim me alegrarei no S ENHOR; exultarei no Deus de minha salvação! O SENHOR é minha força! Ele torna meus pés firmes como os da corça, para que eu possa andar em lugares altos. (‭‭Habacuque‬ ‭3:17-19‬‬‬)

Assim, o pequeno livro de três capítulos de Habacuque chega ao fim.
Habacuque e Deus conversaram, mas Deus não explicou totalmente seus planos. Ainda assim, Habacuque se torna para nós um exemplo de fé e confiança.

Quando confrontados com circunstâncias que não entendemos, podemos ser honestos sobre isso com Deus.

Como humanos não podemos entender tudo, mas por causa de quem Ele é, podemos confiar em tudo que Ele está fazendo.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 08/06/2021
Reeditado em 11/07/2021
Código do texto: T7274051
Classificação de conteúdo: seguro