Conhecendo a Jesus e a nós mesmos

E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, Afasta-te de mim, que sou um homem pecador. (Lucas 5:8)

Com certeza Pedro e seus companheiros já tinham ouvido falar de Jesus, mas nunca o haviam conhecido. Até que Jesus se aproximou e entrou em seu barco, para que suas vidas nunca mais fossem a mesma.

Ninguém sabe qual foi o sermão que Jesus pronunciou naquele momento, uma coisa é certa, aquelas palavras impactaram a Pedro.

Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes. (Lucas 5:5)

Sua experiência de pescador lhe dizia: você já tentou, é hora de descansar, mas uma fé invadiu o seu coração, ele creu no que Jesus disse.
A fé gerou obediência, e ambas levaram Pedro mais longe, onde ele pudesse conhecer melhor quem era Jesus.

Até aqui Pedro o conhecia como Mestre...

Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; que rompiam as redes. (Lucas 5:6)

Pedro havia ficado impressionado com a sabedoria de Jesus, agora, não só estava convencido de que Jesus era um bom mestre, agora está impressionado com o seu poder.

Senhor, Afasta-te de mim, que sou um homem pecador. (Lucas 5:8)

Jesus agora não é só o mestre que falou palavras de fé, Jesus é o Senhor que tinha poder para fazer tudo que ele não podia.

Pedro imediatamente percebeu que estava na presença do Messias, do Senhor. Ficou triste e envergonhado por seus próprios pecados.

A experiência de Pedro, foi a mesma experiência de Jó.

Então Jó respondeu ao Senhor e disse: Sou indigno. (Jó 40:3)

Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. (Jó 42:5,6)


A experiência de Pedro foi a mesma experiência de Isaias.

Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! (Isaías 6:5)

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis me aqui, envia-me a mim. (Isaías 6:8)

A experiência de Pedro foi a mesma experiência de Paulo.

A mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.
Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. (‭‭1Timóteo‬ ‭1: 13-15)


Esses homens se sentiam bem consigo mesmo, com certeza podiam se orgulhar de não serem as piores pessoas do mundo. Então, tudo mudou quando eles conheceram ao Senhor.

Espero que a tua experiência em conhecer a Jesus, tenha sido a mesma.
Porque nenhum de nós dirá: “Jesus é o meu Senhor e Salvador”, enquanto não dissermos de nós mesmos: “eu sou um grande pecador”.

Pr Elias Marcelino
Mensagem ministrada em 06/06
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 07/06/2021
Código do texto: T7273243
Classificação de conteúdo: seguro