Cornélio, o centurião que se tornou ovelha de Jesus

E, Pedro falou: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas. (Atos 10:34)

Pedro anuncia à Cornélio a ultima lição que aprendeu antes de conhecê-lo: "Deus não faz acepção de pessoas".

Pela segunda vez, a voz lhe falou: Não considere impuro aquilo que Deus purificou. (Atos 10:15)

A questão racial, política ou racial, não é um impedimento para a manifestação da graça de Deus.

Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. (Efésios 2:13)

O amor de Deus manifestado na vida, morte e ressurreição de seu Filho, foi para o mundo. Conforme disse o próprio Jesus em João 3:16.

Cornélio era um Oficial Romano, que segundo o texto: temia a Deus, era piedoso, dava esmolas e era homem de oração (Atos 10:2). Era um homem que tinha bom testemunho de toda a nação judaica (Atos 10:22).

Visto que as boas obras não salvam e sim a fé em Cristo, e que as práticas de ritos religiosos não são suficientes para nos justificar diante de Deus e dar salvação, Cornélio necessitava ouvir o evangelho de Cristo, poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16).

A pregação de Pedro foi um cumprimento da ordem que ele recebeu do Cristo ressuscitado.

E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. (Atos 10:42)

O pregador é semelhante ao agricultor que semeia e rega e não pode fazer germinar, crescer e frutificar. O pregador entrega a mensagem, e Deus pelo Espírito Santo opera no coração daquele que ouvir.

Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus. (1 Coríntios 3:6)

Como nos esquecemos desta tão maravilhosa lição que os apóstolos nos dão. Servos por meio de quem vocês creram (1 Coríntios 3:5)

Lembrando que os judeus não podiam ter nenhum contato com os gentios e nem sequer com um judeu que não guardasse a Lei. Havia duas coisas em particular que um judeu jamais fazia. Nunca teria um convidado, nem seria hóspede de alguém que não observasse a Lei.

Os judeus criam que Deus só considerava a eles e que as outras nações estavam totalmente fora de sua misericórdia e privilégios.

Estavam, até Jesus vir e reconciliar ambos por meio da cruz, destruindo a inimizade.

....porque por meio dele, ambos temos acesso ao Pai em um só Espírito. (Efésios 2:18)

Cornélio e sua família creram em Jesus, foram batizados e recebidos na família de Deus. Assim se manifesta a maravilhosa graça com todos os que creem em qualquer nação (Atos 10:35), se cumprindo o que disse Jesus.

Tenho também outras ovelhas que não são deste aprisco; importa que eu as traga, e elas ouvirão a minha voz é haverá um só rebanho é um só pastor. (João 10:16)

Creia você também, e se torne uma ovelha de Jesus.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 06/06/2021
Código do texto: T7272844
Classificação de conteúdo: seguro