A resposta de Deus ao nosso sofrimento

E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, firme, fortifique e estabeleça. (1 Pe 5:10)

Jesus nunca propôs uma vida fácil, isenta de perseguição e dor para seus discípulos, pelo contrário, recomendou animo e coragem diante delas.

Pedro que foi um dos primeiros discípulos, enfrentou, assim como o mestre as injustas perseguições e antes de ir para o martírio, nos ensinou que o sofrimento não é em vão.

Não, ao menos para aquele a quem Deus chamou por meio da fé em Jesus, que está sendo conduzido para sua glória, para este o sofrimento jamais será em vão.

Pedro diz que enquanto o cristão está experimentando o sofrimento, Deus está lapidando sua vida.

Ele diz que Deus: o aperfeiçoará, firmará, fortalecerá e estabelecerá.

Cada um destes verbos diz sobre os propósitos que Deus tem ao permitir que seus filhos enfrentem o sofrimento.

1- No sofrimento Deus nos aperfeiçoará (ou restaurará).

No grego este termo é kartarizein e usa-se para referir-se a soldar uma fratura. Significa prover, repor aquilo que falta. O sofrimento, tem o objetivo de prover o que nos está faltando em nosso caráter.

2- No sofrimento Deus nos firmará.

O termo grego é sterixein que significa tornar firme e sólido como o granito.
O sofrimento faz com que tenhamos um sólido caráter.

3- No sofrimento Deus nos fortalecerá.

No grego é sthenoun que significa encher de força. A fé só pode ser fortalecida mediante o fogo das aflições.
Deus converte aquela fé fraca, em uma fé forte, avivada e crescente.

4- No sofrimento Deus nos estabelecerá.

No grego é themelioun, que significa pôr os fundamentos. Só quando temos que enfrentar a tristeza e a dor, é quando somos assentados sobre o verdadeiro alicerce da fé, Jesus Cristo.

Com o sofrimento Deus se propõe adicionar à nossas vidas, preciosidades que uma vida fácil jamais teria produzido.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Rm 8:28)

 
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 05/06/2021
Reeditado em 06/06/2021
Código do texto: T7272178
Classificação de conteúdo: seguro