Vidas negras importam

Um anjo do Senhor disse a Filipe: “Vá para o sul, para a estrada no deserto que liga Jerusalém a Gaza". (Atos 8:26)

Um cristão deve honrar o titulo que tem, ele deve ter um coração livre de qualquer preconceito, assim como é o coração de seu Mestre.

Jesus enviou Filipe, seu evangelista para uma missão transcultural, e ele não hesitou em ir, pois já havia obedecido e estava em Samaria.

Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. (Atos 8:5)

Os Judeus, como João escreveu no seu evangelho: "não se dão bem com os samaritanos" (João 4:9)

As duas culturas se odiavam. Nenhum judeu ortodoxo passaria por aquela região, creio que a maioria dos judeus duplicaria com prazer a distância de sua viagem para não ter de atravessar Samaria.

Como Jesus ama derrubar muralhas, Ele fez com que dois de seus grandes apóstolos fossem também a Samaria pregar as boas novas.

Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. (Atos 8:14)

Mas Jesus não havia terminado, ainda havia muralhas a derrubar. Filipe que esteve em Samaria, agora está em missão na estrada deserta.

Filipe partiu e encontrou no caminho um alto oficial etíope, o eunuco responsável pelos tesouros de Candace, rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para participar da adoração (‭‭Atos‬ ‭8:27‬)‭

Se Filipe não fosse um verdadeiro cristão não teria ignorado as diferenças entre ele e o viajante e obedecido.

E o Espírito disse a Filipe: Aproxime-se e acompanhe a carruagem. (Atos 8:29)

O viajante era um etíope, um africano, um negro, um eunuco, mas também um oficial importante e rico o suficiente para viajar até Jerusalem. Filipe era branco, judeu de nascimento, cristão e provavelmente pobre.

E como sabemos pela próprio relato bíblico, Filipe era pai de quatro meninas (Atos 21:9). O viajante era eunuco, não tinha mulher ou filhos, nem planos de tê-los. Suas vidas não poderiam ser mais diferentes.

Mas Filipe era um homem cheio do Espírito Santo (Atos 6:5). Nada impediria ele de amar aquele viajante e lhe anunciar a Cristo.

Então Filipe, começando com essa mesma passagem das Escrituras, anunciou-lhe as boas-novas a respeito de Jesus. (Atos‬ ‭8:35‬)

Eis aqui água. O que impede que eu seja batizado? A grande pergunta do viajante negro e eunuco. Ele poderia ter dito: Existe algum motivo pelo qual eu não possa ter o que você tem?

Nada o impede, se você crê de todo o coração, respondeu Filipe. (Atos 8: 37)

A atitude de Filipe além de mostrar que era um cristão temente a Deus, mostrou também que o seu Senhor morreu na Cruz pelos pecadores, e tem um só povo, que não é separado pela cor da pele ou pelas diferenças culturais.

Porque Cristo é a nossa paz. Ele uniu judeus e gentios em um só povo ao derrubar o muro de inimizade que nos separava. (Efesios 2:14)

Vidas negras importam sim, elas nunca passarão despercebidas do olhar de Jesus, nem dos verdadeiros cristãos.

P.S - Mensagem escrita em Maio de 2020, na morte de George Floyd
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 04/06/2021
Código do texto: T7271177
Classificação de conteúdo: seguro