O Pai que ama os filhos pródigos

Porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se. (Lucas 15:24)

Jesus contou 3 parábolas seguidas com um objetivo, mostrar o amor de Deus pelos perdidos.

A Parabola da ovelha perdida, a parabola da dracma perdida e a parabola do filho pródigo.

Os judeus radicais diziam: "Há alegria no céu quando um pecador é destruido diante de Deus". Eles esperavam sadicamente não a salvação, e sim a destruicão dos pecadores.

Jesus diz em todas as parábolas que é ao contrário, que há alegria no céu quando Deus encontra pessoas que se perderam.

Da mesma maneira que a ovelha foi encontrada pelo pastor e a moeda pela mulher, os pecadores são encontrados porque Deus se interessa por eles.

Deus ama os que nunca se corromperam, mas sente em seu coração a alegria das alegrias quando é achado alguém que estava perdido.

Vemos esse amor encarnado em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lucas 19:10)

A parábola que chamamos de "O Filho pródigo", eu chamo de "O Pai que ama os filhos pródigos"

Os dois filhos estavam perdidos. É possível estar perdido longe de Deus ou estar perdido próximo de Deus.

O primeiro filho representado pelo publicanos e pecadores, o segundo pelos fariseus "religiosos" que tentam se auto-justificar e salvar-se por si mesmos perante Deus.

Esta parabola também descreve como Deus aceita os pecadores e publicanos, e busca reconcilia-los com os demais filhos.

A grande mensagem não é sobre filhos desobedientes que se aventuram mundo a fora ou daqueles que mesmo em casa, ao lado do Pai, são rudes, amargurados e que desconhecem o grande amor paterno.

A mensagem principal é sobre o Pai que ama, independente de onde esteja o seu filho, fora ou dentro de casa.

Esta parabola nos leva a conhecer alguns dos maravilhosos e misericordiosos atributos do Pai Celestial.

- O Pai longanimo.....que repartiu a herança, deixou o filho tomar as decisões da vida e esperava pelo seu retorno.

- O Pai Amoroso.....que correu ao encontro do filho.

- O Pai Perdoador....que abraçou e beijou o filho.

- O Pai Restaurador....que deu nova roupa, sandálias e anél ao filho, que restaurou a dignidade do filho.

- O Pai que se alegra.....matai o novilho cevado, vamos fazer uma festa.

- O Pai Pacificador.....que foi ao acalmar a fúria do filho mais velho.

- O Pai Justo....Que conhece e valoriza os filhos, "tu estás sempre comigo, tudo o que é meu é teu".

As três parábolas tem a mesma preocupação: mostrar o amor e a alegria de Deus pelos perdidos que foram achados: a ovelha perdida (Lucas 15,4-7), a moeda perdida (Lucas 15,8- 10), os dois filhos perdidos (Lucas 15,11-32).

A parábola encerra sem que saibamos a reação do filho mais velho. Isto foi feito propositadamente por Jesus.

O alvo é que cada um decida como vai agir em função do amor e da graça de Deus: vamos aceitá-la ou vamos rejeitá-la?

Pr Elias Marcelino

Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 31/05/2021
Código do texto: T7268141
Classificação de conteúdo: seguro