Domingo de Ramos.l Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém

Antoni BigCuore*

Data: 28.03.2021, domingo às 08:58 horas.

Local: São Paulo,SP.

_________________________________________________

Evangelho segundo Marcos, capitulo 15,1-39, que será proclamado neste domingo de Ramos.

“Depois de realizarmos, em Comunidade e em nossas famílias, a caminhada quaresmal, adentramos agora no mistério da entrega de Cristo por nosso amor e para a nossa salvação. Com Ele caminhamos destemidamente para o Calvario, pois temos a certeza da ressurreição. Na opção radical de seu amor-serviço, amor-entrega e fidelidade ate o fim, podemos carregar nossa cruz e alcançar a plenitude da vida.” ( 1 )

_____________________________________________________

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. Jesus então é condenado à morte e antes passa por todo um processo de sofrimento e flagelação determinado por Pilatos que “lava as mãos”. É importante ressaltar que a esposa de Pilatos gostava de Jesus e se sensibilizou com as suas mensagens. Mas, infelizmente, os políticos sempre têm medo do povo e para não conflitar com ele, resolveu entregar Jesus nas mãos de seus algozes.

No versículo 34, do Evangelho segundo Lucas23, ao ser crucificado ao lado de dois ladrões, os chamados bom e mau ladrão, Jesus pronunciava a frase mais espetacular do Evangelho de Lucas, quando diz: “PAI, PERDOA-LHES: NÃO SABEM O QUE FAZEM”.

Nota-se claramente o sentimento de COMPAIXÃO de Jesus para com seus algozes. Até na cruz, depois de ter sido flagelado cruelmente, Ele PERDOA os seus inimigos!!! Essa é a essência do Cristianismo: perdoar e ser perdoado!

O PERDÃO É A FORMA MAIS SUBLIME DE AMAR!!!

Jesus diz ao bom ladrão: “Em verdade eu te digo, HOJE estarás comigo no Paraíso”(versículo 43).

O bom ladrão repreende o mau ladrão pelas suas palavras irônicas contra Jesus, dizendo: “quanto a nós é de justiça; estamos pagando por nossos atos; mas ele não fez nenhum mal”.(v. 41)

Meus irmãos e irmãs em Cristo, o legado do Mestre JESUS é para ser imitado por todos nós cristãos. Jesus nos deu seu exemplo. Sempre foi coerente com a missão que o Pai Celestial, lhe confiou: se encarnou no seio na Virgem Maria, se fez homem e difundiu a mensagem de AMOR que quase toda a humanidade conhece.

Os fariseus e doutores da Lei, pensavam que Jesus almejava o poder. Ledo engano. A mensagem de Jesus é uma mensagem essencialmente de Amor. O amor de Deus é totalmente gratuito! Eis, o grande diferencial em relação ao amor humano. A elite do poder de Israel, não entendeu assim e ficou com medo de perder os seus privilégios!

“Fazei aos outros o que quiserdes que eles vos façam”. Amem seus inimigos. Se vocês amarem somente aqueles que vos amam, que mérito há nisso?. Até os pagãos assim o fazem.

Temos, no dia a dia, de procurar sermos pessoas melhores, que amam as pessoas que pensam diferente de nós; devemos ser TOLERANTES para com os nossos semelhantes. A atitude individual de cada cristão MUDA O MUNDO, sobretudo, nestes tempos de pandemia. Pensemos, nisso, pois!.

Bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações e de seus familiares!. Shalom!.

_________________________________________________

(2) Bíblia de Jerusalém. Paulus editora, São Paulo,SP., Brazil, pgs 1.974/75

( 1 ) Deus Conosco,editora santuário, mes março/21,pg.99

_________________________________________________

(*)autor é escritor, amigo do bem e divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver Brazil– HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

_________________________________________________