O Malígno Reconhece Jesus Como o Santo de Deus!

Antoni BigCuore*

Data: 30.01.2021, sábado, às 11:41 horas

Local: São Paulo, Brasil

__________________________________________________

Evangelho segundo Marcos, 1, 21-28 (1 )

Evangelho proclamado hoje, 31.01.2021, em todas as igrejas cristãs católicas do mundo. É o 4 domingo do Tempo Comum.

____________________________________________________

“Que queres de nós, Jesus nazareno?. Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: Tu és o Santo de Deus”. (1,24)

___________________________________________________

Palavras chave: Cafarnaum, Mestres de lei, Sinagoga, sábado, cura, exorcismo, Autoridade.

REFLEXÃO A.BIGCUORE. O cenário é este: Jesus, estava em Cafarnaum, na Região da Galiléia e, num dia de sábado, dentro de uma Sinagoga (não esquecer que Jesus era judeu), ensinando o povo sobre o Reino de Deus.

Havia, na ocasião, um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: “que queres de nós Nazareno?. Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”.

Jesus exerce o seu dom de exorcismo e manda na mesma hora o espírito mau se calar e sair daquele homem.

Entendamos que o Mestre não era um taumaturgo, um fazedor de milagres, um charlatão. Ele era efetivamente o FILHO DE DEUS, reconhecido, neste episódio, como o SANTO DE DEUS!!!

Jesus liberta aquela pessoa da escravidão que lhe impunha o espírito maligno.

As pessoas no templo, sobretudo os mestres de lei, ficaram admirados e espantados com a AUTORIDADE de Jesus!. Ela falava como uma pessoa que tem força moral e convicção do que estava afirmando.

Jesus, quase sempre em suas manifestações, sobretudo nos milagres, ele, em primeiro lugar, respeita o livre arbítrio das pessoas. “Se queres Tu podes me curar”, diz o cego Bartimeu.

O que queres que eu faça por Ti?. Que eu veja. Então seja feita a tua vontade: vê!

“E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isso?. Um ensinamento novo, dado com autoridade: ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!”.(v. 27)

Sim, diríamos, hoje, nós cristãos!. Jesus nos trouxe um ensinamento novo, uma nova forma de nos relacionarmos uns com os outros. A senha, a palavra chave, é o AMOR INCONDICIONAL que devemos nutrir uns com os outros!

Eis o caminho para a verdadeira felicidade!. Em tempos de pandemia, que a Humanidade enfrenta, nada mais eficaz do que refletirmos em tudo o que está acontecendo para aprendermos a grande lição de que, NINGUÉM PODE SER FELIZ SOZINHO!. Precisamos uns dos outros sempre!.

De um mal, Deus sempre tira um BEM MAIOR!. Aprendamos com o Mestre Jesus, e convertamos os nossos corações para sentirmos a plenitude da graça de Deus.

Confie, Deus é maior que tudo e nunca nos abandona! De toda esta pandemia, esperamos que renasça um NOVO SER HUMANO.

Um santo e feliz domingo a todos Irmãos e Irmãs em Cristo! Graça e Paz em seus corações!

________________________________________________

(*) autor é Amigo do Bem e Divulgador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – antonibiguore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) com leitores em todos os Continentes da Terra. Confira! E seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

(1) Liturgia diária da Paulus, mês Janeiro/2021, página 114.

_________________________________________________