A Sagrade Família de Nazaré - 2

Antoni BigCuore*

Editado: 27/12/2020, domingo.

Local: São Paulo,SP.,Brazil

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS, 2,22-40

A liturgia de hoje nos comtempla com a celebração da Sagrada Família.

“O Papa Francisco, na Exortação Apostólica “Amoris Laetitia, recordou-nos que a família “deve ser reflexo do amor divino, que conforta com a palavra, o olhar, a ajuda, a carícia, o abraço”. Certo é que não existem e nem existirão famílias perfeitas.”( 1 )

LECTIO DIVINA: como podemos contextualizar o trecho supra?. Jesus fica 3 dias fora de casa e seus pais preocupados. Maria, não se desespera! No silêncio do seu coração, tem confiança em Deus!

Uma pergunta se impõe: como é a família de hoje?

Tanto as de ontem, como as de hoje, todas elas têm imperfeições. O que não se pode mudar é o AMOR que deve ser o centro de qualquer família. O respeito entre pais e filhos e entre a família e sociedade, enfim, no mundo das relações humanas.

O Evangelista João, nos diz em uma de suas cartas, que DEUS É AMOR!. Sem dúvida, é o melhor conceito de Deus que já ouvi.

O próprio Deus quis ter uma família: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, formam uma família de ÚNICO AMOR PLENO E PERFEITO!

Hoje, neste mundo maluco em que vivemos, ( de tantos vícios, drogas, corrupção, feminicídio, e todo tipo de violência) com muitas guerras, terrorismo, injustiças sociais gritantes, sobretudo no terceiro mundo, como sobreviver sem perder a sua essência?

Entendo que a ORAÇÃO, a meditação da Palavra de Deus, a vida sacramental (confissão e eucaristia) para nós cristãos católicos, são instrumentos divinos e valiosos, ESSENCIAIS, mesmo, para a sua sobrevivência.

Usar a tecnologia, como diz o Santo Papa Francisco, para a propagação do bem; da boa nova do Evangelho de Jesus, enfim, transmitir bons conhecimentos; agindo assim, o Espírito Santo faz morada no seio da família.

Resgatar a oração do Rosário e leitura da Bíblia, em família ajuda muito a mantê-la UNIDA e forte para enfrentar as vicissitudes da vida secular.

À guisa de ilustração, reflitamos sobre a primeira leitura de hoje (27.12.20), do Livro do Eclesiástico, 3,3-77.14-17:

“Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. Quem honra o seu pai alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração quotidiana. Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. Quem honra seu pai terá alegria com os seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. Quem respeita o seu pai terá vida longa, e quem obedece ao pai é consolo da sua mãe.”

Uma pergunta se impõe: como está a sua família hoje? Ela é unida ou desunida? Está somente preocupada com os bens deste mundo ou tem consciência plena de que estamos aqui de passagem?

Mais do que nunca, nesta pandemia em que o mundo foi mergulhado, a família representa força, estímulo, proteção e segurança para todos, tanto mais para os filhos.

Que Deus derrame sobre todas as famílias do nosso Brasil e do mundo inteiro, a sua bênção profícua, livrando as Nações o mais rapidamente possível desta “peste maligna”, fruto do egoísmo e falta de respeito à natureza.

Graça e Paz em seus corações! Deus seja eternamente louvado! Aleluia!

______________________________________________________

Fonte: ( 1 ) Deus Conosco (dia a dia),editor Santuário, mês dezembro/18,página 138.

(*) autor é Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore - seu Livro se chama, A Saúde da Alma e do Corpo (esgotado).

(texto original de: 30.12.2018, domingo, às 16:06 horas. Sp.sp.)

___________________________________________________