(UM VERDADEIRO MÉDICO SAPIENTE, BONDOSO E FRATERNO!)

(UM VERDADEIRO MÉDICO SAPIENTE, BONDOSO E FRATERNO!)

EM SIMPLES SUBÚRBIO DA CIDADE ITALIANA, VIVIA UM PAUPÉRRIMO CASAL. ESTE CASAL FOI DADO AS MAIORES PRIVAÇÕES. QUE UNS SERES PODERIAM TER. PARA AUMENTAR ESSAS PRIVAÇÕES, A POBRE MULHER ESTAVA EM ESTADO DE GESTAÇÃO. O MARIDO SE DESDOBRAVA EM FAZER BICASTES. PARA VER SE PODIA DA ALGUM ACALANTO A MESMA. E NESTA TORMENTA, OS MESES FORAM PASSANDO. FOI QUANDO CHEGOU O DIA DO PARTO. NESTE DIA AFLITÍSSIMO, O POBRE HOMEM, PROCUROU UM MÉDICO. CORRENDO, APORTOU EM UMA PORTA. BATENDO FRENETICAMENTE GRITOU: ABRA POR FAVOR! LENTAMENTE A PORTA FOI ABERTA, SURGIR-LHE DIANTE DAQUELE DESESPERADO, A FIGURA SIMPLES DO MÉDICO, QUAL LHE INDAGA; QUE DESEJA MEU JOVEM? AFLITO, ESTE RESPONDE; DR. MINHA ESPOSA ESTA PRESTES SER MÃE, O SENHOR NÃO PODERIA FAZER O PARTO? SORRINDO MEIGAMENTE, O MÉDICO INDAGOU; RESIDE ONDE MEU JOVEM? PROXIMO DAQUI DR. MAS DESEJO COMUNICA-LHO UMA COISA. O QUE? RETRUCOU O MÉDICO. ABAIXANDO A CABEÇA, O HUMILDE JOVEM DISSE; DR. SOMOS EXTREMAMENTE POBRES E NÃO TEREMOS CONDIÇÕES DE PAGAR SEU HONORÁRIO. APOIANDO AS MÃOS SOBRE OS OMBROS DO HUMILDE BISCATEIRO, RESPONDEU; QUEM FALOU EM COBRAR? ERGUENDO A CABEÇA, O JOVEM SOMENTE PRONUNCIOU. OBRIGADO DR. MUITO OBRIGADO! DEIXANDO O JOVEM ALEGRE, O MÉDICO ADENTROU NA CASA APANHOU SUA MALETA, RAPIDAMENTE VOLTANDO DISSE AO JOVEM. VAMOS! POIS A “CEGONHA” NÃO ESPERA! RAPIDAMENTE ELES ENCAMINHARAM-SE PARA CASA DO HUMILDE BISCATEIRO. CHEGANDO, ENCONTRARAM A MULHER DEITADA NUMA TARIMBA DE MADEIRA VELHA. ESTÁ OLHANDO O MEDICO, AGRADECEU COM LAGRIMAS ROLANDO PELA FACE. ESTE DANDO UM AMPLO SORRISO DISSE: NÃO É HORA DE CHORAR, MAS SIM, DE SORRIR. FALANDO DESTE MODO O DR. DEU INÍCIO AO PARTO. PASSANDO VINTE MINUTOS O BEBÊ ESTAVA NO COLO DA MÃE, ELA ENTRE LAGRIMAS ALEGRES, MURMUROU; MAS UMA VEZ MUITO OBRIGADO DOUTOR! DESTA VEZ FOI O MÉDICO QUE REPLICOU: NÃO DEVEIS AGRADECER-ME, SIMPLEMENTE DESEMPENHEI MEU DEVER DE MEDICO. MAS AGORA FAREI A COBRANÇA DO MEU HONORÁRIO DE OUTRA MANEIRA. QUAL! EXCLAMOU O ASSUSTADO JOVEM BISCATEIRO. COMO ESTOU VENDO O CASAL PASSAM POR MOMENTOS DIFICULTOSOS, COM A CHEGADA DO PEQUERRUCHO, SUAS DIFICULDADE TENDE AUMENTAREM NÃO ESTOU CORRETO? O SENHOR ESTÁ CORRETISSIMO DOUTOR! RETRUCOU O JOVEM. SENDO ASSIM, VOCÊS ME PAGARÃO DE OUTRA FORMA. QUAL DOUTOR! QUE PERGUNTOU FOI A JOVEM MÃE. VOCÊS TERÃO DE DAR-ME O PEQUENO PEQUERRUCHO, PARA EU BATIZAR. POIS SOU VIÚVO NÃO TENHO FILHOS, E NEM UM PARENTES. DESTA MANEIRA, É QUE OS DOIS TERÃO DE ME PAGAR, CONCORDAM? COM SIMPLICIDADE E JUBILO NO CORAÇÃO, O POBRE BISCATEIRO RESPONDEU. É MÍNIMO QUE PODEMOS FAZER EM AGRADECIMENTO A SUA BONDADE DOUTOR DEPOIS QUE SENHOR FEZ POR NÓS, É O MÍNIMO QUE PODEMOS FAZER. QUE SEJA UMA PEQUENA HOMENAGEM, QUAL NÓS FAREMOS AO SENHOR, EM FORMA SIMBÓLICA DE PAGAMENTO CONCORDA! BEM ME DEIXE CONTINUAR DISSE O MÉDICO. COMO EXPUS ANTES, NÃO TENHO NINGUÉM PARA DAR-ME UM POUCO DE ACALANTO, E VOCÊS POSSO ASSIM DIZER NÃO VIVERÃO, MAS SOZINHOS. DE HOJE EM DIANTE MINHA CASA SERÁ DE VOCÊS. LÁ EXISTEM MUITO ESPAÇOS. DE HOJE EM DIANTE SEREI COMO UM PAI PARA AMBOS. DESDE JÁ TEREI UM NETO. E VOCÊ MEU JOVEM TERÁ UM BOM EMPREGO, E SERÁ ALGUÉM NA VIDA, PARA SERVIR SEUS SEMELHANTES, COMO FAÇO. RECEBEREIS ESTUDOS PARA SE TORNAR UM ÓTIMO MÉDICO. PARANDO POR ALGUNS ESTANTES, PARECENDO REFLETIR, O MÉDICO REPENTINAMENTE RETORNOU A FALA. OU MUITO ME ENGANO AMBOS NÃO TERÃO, MAS QUE VINTE DOIS ANOS, NÃO ESTOU COM A RAZÃO? CORRETO DOUTOR. ATUALMENTE ESTAMOS COM VINTE E UM ANOS. PASSANDO AS MAIORES PRIVAÇÕES NESTA VIDA; MAS NOSSA FÉ NO PAI ETERNO NUNCA DE AFASTOU DE NÓS. ESPERÁVAMOS FUTURAMENTE CONSEGUIR ALGO MELHOR PARA NOSSA SOBRIVIVENCIA, FORÇA NUNCA NOS FALTOU. INTERROPENDO. O MÉDICO DISSE-LHES, VOCÊS TERÃO SEUS DESEJOS REALIZADOS. DEIXAREMOS ESTA CASA HUMILDE. CASA QUE OS ABRIGOU DO FRIO, DOS VENTOS GÉLIDOS, DO CAUSTICANTE CALOR, QUE ELA POSSA SE ABRIGO POR OUTROS NECESSITADOS, SE FOR DA VONTADE DO PAI ETERNO. SEGURANDO O PEQUERRUCHO, LEVANDO-A PARA FORA COMEÇOU A CANTAR. SEGUINDO O MÉDICO, OS DOIS JOVEM COM AS FACES IRRADIANDO INTENSAS ALEGRIAS AGRADECIA AO PAI ETERNO POR AQUELE BONDOSO “PAI” AQUELE MEDICO “PAI”. HUMILDE, HUMANO. PRINCIPALMENTE BONDOSO. O QUAL VIU O LADO DA VERDADEIRA CARIDADE! AQUELES QUATROS SERES PARTIRAM EXULTANDO. UM POR SER RICO, MAS POBRE DE AMOR PATERNAL. ------- O CASAL, POBRE MATERIALMENTE, MAS RICOS DE ESPERANÇA FÉ CONSCIENTE!

XXX

AA. ------- J. ------- C. ------- DE MENDONÇA.

DATA. ------- 30. -------- 01. ------- 2017.

Maroty
Enviado por Maroty em 24/12/2020
Código do texto: T7143382
Classificação de conteúdo: seguro