Fé está na liberdade de amar e aceitar o outro e a si mesmo... & ___ J Estanislau Filho quinta-feira, 26 de maio de 2016 Senilidade.

" - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas."

Mateus 11:28,29

1 João 4,8: "Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor."

San Giuseppe, l'angelo del Signore ti ha guadagnato. Aiutaci, o glorioso San Giuseppe.

VERSÃO: São José, o anjo do Senhor vos valeu. Valei-nos, ó Glorioso São José.

___________

Gostei do conto do idoso e como o seu interlocutor aprendeu como não levar não a sério a vida... Comprou uma chácara no Paraíso...

Memórias de velhos... Conhece a obra de Ecléa Bosi, da USP ?

J B PEREIRA

__________

Sugestão de leitura para dialogar com o conto abaixo Senilidade, de J Estanislau Filho.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Introdução.pdf

OBSERVAÇÃO: São BOSI, E. Memória e sociedade. Introdução.pdf

---- tem 31 páginas com várias obras que tratam da Memória coletiva... Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4504474/mod_resource/content/1/BOSI%2C%20E.%20Mem%C3%B3ria%20e%20sociedade.%20Introdu%C3%A7%C3%A3o.pdf

Acesso em: 27/11/2020.

_________

Fé está na liberdade de amar e aceitar o outro e a si mesmo...

J B Pereira

Meu amigo, ó minha amiga, ... acima o motivo de nossa confiança em Deus. Isso é a fé... É como amar e confiar em quem se gosta e sabe que não vai nos trair...

O ser humano está sujeito a vacilar... Ou seja, errar... Então, como nós olhamos e vejamos que erramos tanto quanto os que criticamos...

E pensamos. Será que há alguém que se possa confiar incondicionalmente... Ser atraída sem trair...

Amar e confiar para sempre... Esse ser é Deus. E o Filho de Deus é o que é capaz de nos aceitar como somos.

Só que nos convida a deixar o pecado e o que nos faz mal ou nos afasta do verdadeiro amor e o sentido de viver plena e felizmente a liberdade.

Porque sem liberdade, não há amor...

Sem amor, não há confiança e segurança. Ou seja, não temos a fé de que precisamos para ir aqui dentro de nós e e aceitar um Céu...

Não é, meramente, um conto de fadas ou ficção.

J B PEREIRA

__________________

J Estanislau Filho

quinta-feira, 26 de maio de 2016.

Senilidade. (trechos seletos deste conto do autor J Estanislau Filho)

"A vida é uma dádiva, entretanto, como tem gente que reclama de tudo. Olha esta beleza! Como não agradecer a quem construiu este banco? As flores, maravilhas da natureza. Não quero saber de violência. Pode haver ingratidão maior, que a prática de violência? Vamos falar de coisas lindas, tem tanta gente fazendo o bem! Não sou nenhum santo, também fiz as minhas maldades...

Nesse momento o idoso parou de falar. Respeitei o seu silêncio, imaginando o que ele estaria pensando. Também me pus a pensar em minhas crueldades. Magoei muitas pessoas. Jurei não colocar filhos no mundo. Para quê? Para vê-los sofrer? Só vejo violência e ódio. Competição, sadismo.

Estou aqui ouvindo a lenga-lenga deste velho, vai ver foi um grande filho da puta. Fiquei sem saber o que fazer ao vê-lo se debulhando em lágrimas. Acariciei os seus cabelos, em seguida pousei sua cabeça sobre meu ombro."

(...)

"Antes de me despedir trocamos o número de nossos celulares, endereços eletrônicos, para nos comunicarmos e estreitarmos os laços de amizade. Alguns meses depois eles me convidaram a um passeio ao Sítio Paraíso.

Eu estava levando a vida muito a sério, rigoroso demais comigo, muitas cobranças, um peso enorme nas costas. As visitas ao sítio e os causos de Seu Zé Francisco me acalmavam. Em um dia de lucidez ele me disse: - Vou ser sincero com você, meu filho..."

(...)

Fiquei pensando em suas palavras. Pouco tempo depois pedi demissão da empresa e comprei uma chácara ao lado do Paraíso. Pude então realizar um sonho antigo: Pintar as minhas telas e vendê-las.

Havia tempo para ouvir os causos do cada vez mais senil, o Seu Zé Francisco.

Às vezes o via andando com passos trôpegos pelo sítio, apalpando folhas e flores e as levando próximas aos olhos.

Ele me inspirou uma tela, que não está à venda e estes singelos versos:

o coração não bate

com o mesmo vigor

a face tem outra cor

ao erguer-se da cadeira

contorce-se de dor

a visão está turva

não separa folha da flor

seus direitos fundamentais

tornaram-se banais

não se humilha mais

com seus atos fecais

os pruridos morais

ficaram para trás

os pés não movem

com a antiga pressa

há rugas espessas..."

J ESTANISLAU FILHO

https://jestanislaufilho.blogspot.com/2016/05/senilidade.html

___________

Esta crônica está em meu livro Filhos da Terra - Edição do Autor - 2009 - Esgotado - J ESTANISLAU FILHO

PARABÉNS AO ESCRITOR J ESTANISLAU FILHO

Gostei desse trecho lindo de Senilidade em:

https://jestanislaufilho.blogspot.com/2016/05/senilidade.html

J B Pereira e https://jestanislaufilho.blogspot.com/2016/05/senilidade.html
Enviado por J B Pereira em 26/11/2020
Reeditado em 04/12/2020
Código do texto: T7121353
Classificação de conteúdo: seguro