O Maior dos Mandamentos

Antoni BigCuore*

Reeditado: 09.11.2020, 2ª feira, às 17:00 horas

Local: São Paulo,SP.

______________________________________________

(Evangelho segundo Marcos, 12. 28-31).

______________________________________________

Jesus dialogava com o saduceus e a certa altura um Mestre da Lei,(ouvindo a conversa) lhe fez uma pergunta: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O PRIMEIRO mandamento é este:

“Ouça oh Israel! O Senhor nosso Deus é o ÚNICO SENHOR! E ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. O segundo mandamento é este: Ame a seu próximo como a si mesmo. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois”.

_______________________________________________

REFLEXÃO A.BIGCUORE: Jesus, neste texto, deixa bem claro qual é a verdadeira religião, é a religião do amor!. E qual o modelo que Ele propõe que os seus discípulos sigam? É colocar Deus em primeiro lugar em tudo que fazemos. É amar a Deus acima de quaisquer outras coisas do mundo!. E para coroar com flores perfumadas, a cabeça dos cristãos, Ele diz: “...e ao próximo como a si mesmo”.

Não existem mandamentos maiores que esses dois mencionados pelo Mestre Jesus. A religião, em si, não salva ninguém!.

O que salva é a Fé compartilhada, qual seja, a fé traduzida em atos concretos de amor ao irmão, sobretudo, aquele mais necessitado. Uma das coisas que mais chama a atenção de nós cristãos, lendo os Evangelhos, é o sentimento de COMPAIXÃO que Jesus tinha para com os mais fracos e oprimidos da sociedade judaica em que Ele vivia.

Outro detalhe do texto, contrariamente ao que pensam os cristãos fundamentalistas, Jesus fala em um ÚNICO DEUS, porém, entenda-se que Ele entendia Deus como uma comunidade de amor trinitário. Deus Pai Criador, Deus Filho, o Verbo encarnado Jesus Cristo e o Espírito Santificador ou Paráclito.(que desceu em Pentecostes, conforme previu o Mestre a seus Discípulos).

No Evangelho de João, o Mestre deixa bem claro quando Ele fala em João,14, vinte e três vezes a palavra Pai. E fala também no Espírito da Verdade, o Paráclito que posteriormente Ele enviaria em Pentecostes, logo após a sua ascensão aos céus. Portanto, não se pode ler a palavra de Deus, sem levar em conta o contexto sociocultural da época em que foi escrita. A chamada LEITURA ORANTE DA PALAVRA, a “lectio divina”.

Meu irmão e minha Irma, oramos a Deus, antes de começarmos a refletir sobre sua palavra, que mande seu Espírito Santo a nos iluminar para entendermos realmente o que sua palavra quis dizer naquele momento. Peça o discernimento ao Espírito Divino que Ele nos instruirá no verdadeiro caminho.

Deus os abençõe sempre e abundantemente! Saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações! Otimo final de semana! Shalom!

_______________________________________________

(*)autor é Escritor, cantor e compositor em São Paulo,SP.Brasil. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

_______________________________________________