Mestre, Professor, Guia

"Pois se eu ensinar algo, alguém pode ensinar algo diferente amanhã. Se eu fizer as pessoas mudarem de ideia, alguém pode fazer o mesmo. Mas se o ESPÍRITO SANTO FIZER ISSO, ESTAMOS FIRMES NA VERDADE" (Ref.: Dan Stone & David Gregory).

_____

"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. MAS, A TODOS QUANTOS O RECEBERAM, DEU-LHES O PODER DE SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1:11-13).

"Mas EU VOS DIGO A VERDADE: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. QUANDO ELE VIER, CONVENCERÁ O MUNDO DO PECADO, DA JUSTIÇA E DO JUÍZO: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado" (João 16:7-11).

"QUANDO VIER, PORÉM, O ESPÍRITO DA VERDADE, ELE VOS GUIARÁ A TODA A VERDADE; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar" (João 16:13-14).

"Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou. Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; MAS O CONSOLADOR, O ESPÍRITO SANTO, A QUEM O PAI ENVIARÁ EM MEU NOME, ESSE VOS ENSINARÁ TODAS AS COISAS E VOS FARÁ LEMBRAR DE TUDO O QUE VOS TENHO DITO (João 14:24-26).

"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus" (Romanos 8:14).

"Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. MAS DEUS NO-LO REVELOU PELO ESPÍRITO; PORQUE O ESPÍRITO A TODAS AS COISAS PERSCRUTA, ATÉ MESMO AS PROFUNDEZAS DE DEUS.

Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também AS COISAS DE DEUS, NINGUÉM AS CONHECE, SENÃO O ESPÍRITO DE DEUS. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.

Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo" (1° Coríntios 2:9-16).

_____

De nós mesmos, jamais chegaremos à Verdade. "O único que pode nos fazer um com as coisas profundas de DEUS é o ESPÍRITO SANTO DE DEUS. Ele é nosso mestre. JESUS disse [isso] aos discípulos. Dependemos de alguém para nos dizer a Verdade. ESSE É O PAPEL DO ESPÍRITO SANTO COMO NOSSO MESTRE" (Ref.: Dan Stone & David Gregory).