SEM DEUS NÃO HÁ SALVAÇÃO

SEM DEUS NÃO HÁ SALVAÇÃO (Mateus,20, 1-16ª)

Antoni BigCuore*

Data: 20.09.2020, domingo, às 12:57 horas

Local: SP.SP.,BRASIL

_________________________________________________

1ª. Leitura - 1 Isaías 55,6-9

Leitura do livro do profeta Isaías.

“55 6 Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto.

7 Renuncie o malvado a seu comportamento, e o pecador a seus projetos; volte ao Senhor, que dele terá piedade, e a nosso Deus que perdoa generosamente.

8 Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor;

9 mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos.

Palavra do Senhor.

__________________________________________________

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS,20, 1-16ª)

__________________________________________________

REFLEXÃO A. BIGCUORE. O Patrão (Deus) sai para contratar empregados para a sua vinha e lhes promete 1 moeda de prata. Uns foram logo cedinho, outros no meio do dia e outros no final da tarde. A todos lhes houvera prometido uma moeda de prata.

Na hora de acertar as contas, os que foram primeiros, portanto, trabalharam mais, questionaram o Patrão achando que deveriam ganhar mais porisso. O Patrão retruca: “Eu fui justo com vocês. Paguei-lhes o que combinara. “15-por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence?”.

Deus é JUSTO e infinitamente MISERICORDIOSO. Aqui se trata, claro, de nossa vida como cristãos, como filhos de Deus, que temos uma missão nesta terra de multiplicar os nossos talentos e colocá-los a serviço da comunidade.

Os primeiros convocados, poderíamos dizer que são os primeiros Profetas e o povo de Israel. (os mais antigos) e os últimos seriam os pagãos convertidos pela doutrina de Jesus.

Os primeiros de julgam que são mais “santos” que os que vieram depois. A todos é dada a salvação por Deus. Entretanto, Deus respeita o livre arbítrio de cada pessoa.

A lógica de Deus é bem diferente da lógica humana. Humanamente os primeiros trabalhadores da vinha, deveriam receber mais. Na lógica de Deus, Ele dá os talentos e a quantidade, para quem quiser. Todos nós cristãos somos agraciados com talentos vindo do alto. Entretanto, compete a decisão pessoal de cada um, a que destino dar a tais talentos.

De maneira bem concreta, podemos aferir os frutos dados por Deus, pela ação das chamadas pastorais. Exemplo: pastoral do batismo, da família, operária, carcerária etc. É nesse mundo da concretude que o cristão demonstra todo o seu potencial e carinho para com o seu discipulado.

A idéia central desta parábola se resume em duas palavras: individualismo e inveja. O individualismo cega o ser humano, impedindo-o de viver plenamente a sua fé. A inveja (pecado capital) é terrível sentimento de tentar destruir o “outro” em benefício próprio.

Jesus vem nos dizer que o MAIS IMPORTANTE É O OLHAR DE DEUS, sobre seu povo. Ele quer salvar a todos, em princípio. Mas, infelizmente, nem todos estão ABERTOS, disponíveis à mensagem do Evangelho.

Um santo e feliz domingo a todos! Que desça sobre você e toda a sua família, a bênção do Deus, rico em misericórdia. Ele que é + Pai, + Filho e + Espírito Santo, amém!.

_________________________________________________

(*) autor é escritor e comunicado do Evangelho de Jesus Cristo para todo Planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

__________________________________________________