O ONTEM, JÁ FOI... O FUTURO NÃO EXISTE E O AGORA, ENGANA!

Às vezes fazendo uma retrospectiva rápida do meu passado, tomo um susto!

Quantas coisas aconteceram! Como o tempo me “enganou”, sim! Me enganou, porque acreditei mesmo que as coisas não passariam, o futuro não chegaria e as coisas seriam como sempre foram e eu não precisaria dar tanta importância aos acontecimentos. Hoje, eu vejo, o quanto estava equivocado! Sumariamente equivocado!

Tudo realmente mudou! Eu cresci, fiquei mais velho, aliás, bem mais velho, muito além daquele velho que eu imaginava e me apavorava quando adolescente, que era o “velho” de 35 anos. Tivesse eu, hoje, 35 anos que eu pensava antes, estaria no auge de minha juventude!

Pois bem, como estava ludibriado, tudo mudou, à época, muito lentamente achava, hoje, eu sei que foi num piscar de olhos. Como num sonho algumas vezes, em outras, como um verdadeiro pesadelo!

Mudou o presidente, que eu achava ruim, mas, décadas depois, apareceu, um ainda pior! Os amigos mudaram! Foram embora, apareceram outros tantos. Outro tanto morreu! Faleceu minha mãe, que acreditava ser para sempre, faleceu meu pai, antes minhas avós já tinham ido, depois, meus tios, conhecidos, etc., não restou ninguém do meu antigo convívio, que eu julgava extremamente sólido e imutável! Tudo mudou...

Ora, por outro lado, não posso me limitar tão somente no agora, no presente, pois, concluí que esse é muito mais fantasioso que o passado e mais traiçoeiro que o futuro!

Ainda assim, apesar de toda a experiência e vivência e compreensão, sobre a futilidade e rapidez com que ocorrem os acontecimentos, continuo agindo como no passado... logicamente, em alguns aspectos! Mas, no geral, eu sei que tudo isso, é ilusão e a única coisa certa que pode fazer o homem e a mulher, estarem bem no presente, depois, terem um passado memorável e um futuro promissor é a bondade, o amor ao semelhante! Esse tipo de sentimento e virtude nunca se perdem: nem no presente, nem no passado e o futuro sempre acena com novas esperanças de novas bondades e com bons augúrios!

Por isso, uma sugestão: quando estiver encurralado (a), acreditando que os problemas da vida são insuperáveis e que nada muda e que a Pandemia não passa, etc., é só lembrar do passado e ver o quanto lhe enganou e passou rápido, e assim convicto, com efeito, terá uma clara certeza, não como esperança , mas, como realidade palpável, que nenhum sofrimento é para sempre, em contrapartida, não deve se iludir demais, quando acontecer inúmeras coisas boas, pois, deverá aceitar, que um dia, não muito distante, terá que abrir mão, futuro próximo, terá que dizer adeus...

Assim, uma coisa compensando outra ou não! Mas, o presente é fugidio, o passado traiçoeiro e o futuro oh! Está ali!

Jfranck
Enviado por Jfranck em 17/09/2020
Código do texto: T7065748
Classificação de conteúdo: seguro