Saia de cena!

"Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que executam planos que não procedem de mim e fazem aliança sem a minha aprovação, para acrescentarem pecado sobre pecado! Que descem ao Egito sem me consultar, buscando refúgio em Faraó e abrigo, à sombra do Egito!" (Isaías 30:1-2).

_____

Há uma declaração bastante comum, utilizada por pregadores diversos, a qual afirma o seguinte: "Israel saiu do Egito, mas o Egito não saiu de Israel".

E, nesse sentido, costuma-se fazer um paralelo com os crentes em CRISTO JESUS, da seguinte forma: "Os crentes (ou os cristãos) saíram do mundo, mas o mundo não saiu deles".

_____

A ideia é até plausível: despertar o crente para a importância de vigiar sempre, a fim de permanecer alinhado com a vontade de Deus - que é sempre boa, perfeita e agradável - não ceder ao que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal, nem virar as costas para a Fonte Inesgotável De Águas Vivas (Fonte De Tudo Aquilo Que Precisamos) que está sempre disponível a todos nós, e abrirmos cisternas rotas, que não retém água, e nos servirmos delas.

Entretanto, mais valoroso ainda é saber que nós não possuímos duas naturezas. Ou seja, não temos que viver de forma antagônica, equilibrando-nos nessa dualidade espiritual. Temos de assumir a nossa identidade em CRISTO JESUS, pois o Senhor é que vive em nós, e Ele não é bipolar.

Agora, se for propósito de DEUS que adentremos e saqueemos o arraial do inimigo, Ele estará conosco e as portas do inferno jamais nos resistirão, e sairemos dali vitoriosos - mais que vencedores - por causa da Presença dEle conosco.

Somos falhos, limitados e nada podemos fazer sem a Presença do Senhor em nós. O próprio Senhor JESUS nos declara no evangelho de João 15:5b: "PORQUE SEM MIM NADA PODEIS FAZER".

DEUS nos fez e nos conhece muito bem. Ele sabe da nossa condição falível e corrupta. Daí, a proposta dEle de CRISTO JESUS VIVER EM NÓS. Esta é a razão que levou o Filho de DEUS a se tornar A MENSAGEM DA CRUZ, em que CRISTO, ao ser suspenso no madeiro, atraiu a você e a mim, não simplesmente para aquela cruz, mas para o corpo dEle (João 13:32) - e isto é o verdadeiro batismo na morte do CORDEIRO SANTO QUE DESCEU DO CÉU. "CRISTO EM NÓS É A ESPERANÇA DA GLÓRIA" (Colossenses 1:27).

Portanto, se cremos, atraídos fomos para o corpo de CRISTO, e, enquanto velhas criaturas, morremos nEle para o pecado e fomos também sepultados nEle, e, ao terceiro dia, ELE ROMPEU AS GARRAS DA MORTE, QUE NÃO O PODE DETER; RESSUSCITOU!!!

A velha criatura, porém, permaneceu morta e sepultada. Em CRISTO JESUS, todo aquele que crê é feito nova criatura, em que o ESPÍRITO DE CRISTO se une ao espírito do homem - revive-o! - e os dois se tornam um só ESPÍRITO. CRISTO, então, passa a viver no crente (Gálatas 2:20).

O que cumpre a nós fazer é PERMITIR QUE CRISTO JESUS VIVA - DE FATO - EM NÓS. NÃO TEMOS QUE NOS SUBMETER ÀS VELHAS OBRAS DO EGITO. NÃO TEMOS DE RECORRER AO SEPULCRO E RESSUSCITAR A VELHA CRIATURA E ANDAR POR AÍ A CARREGAR DEFUNTO. O QUE PRECISAMOS FAZER É NOS ENTREGAR TOTALMENTE AO GUIAR DO SANTO ESPÍRITO, COMO CONVÉM A FILHOS (Romanos 8:14) E DEIXAR QUE A OBRA REDENTORA SEJA COMPLETADA EM NOSSOS CORAÇÕES, E QUE O NOSSO SALVADOR CRESÇA E APAREÇA. TEMOS DE SAIR DE CENA E PERMITIR QUE TODOS OS HOLOFOTES SEJAM APONTADOS EXCLUSIVAMENTE PARA ELE, POIS É NELE QUE VIVEMOS, E NOS MOVEMOS, E EXISTIMOS (Atos 17:28).

DEUS, de uma forma unilateral, salvou o nosso espírito e salvará também o nosso corpo, que será glorificado. AMBAS AS AÇÕES SÃO OBRAS EXCLUSIVAS DELE. Quanto à salvação da nossa alma das obras do pecado, necessária é a nossa cooperação. DEUS age e requer de nós uma contrapartida para esse fim.

Com muito mais que palavras, QUE AS NOSSAS VIDAS - EM TODOS OS MOMENTOS - POSSAM EXPRESSAR A CRISTO JESUS, Aquele que está sentado no trono: O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO (João 1:29). Seja somente a Ele o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos (Apocalipse 5:13).