JESUS, O REI SIMPLES E POBRE. (Mateus,11, 25-30)

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 04/07/2020

Local: São Paulo,SP

Hora: 16:07 horas

_______________________________________________

Liturgia cristã católica que será proclamada amanha, domingo, dia 05 de Julho de 2.020, em todas as igrejas católicas do mundo inteiro.

_______________________________________________

EVANGELHO SEGUNDO MATEUS, 11,25-30

_______________________________________________

“Eu te louvo, ó Pai santo, Deus do céu, Senhor da terra; os mistérios do teu reino aos pequenos, Pai, revelas!” (Mt 11,25)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: 11 25 “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. 26 Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.

27Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.

28 Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.

29 Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. 30 Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.

Palavra da Salvação” ( 1 )

____________________________________________________

REFLEXÃO A. BIGCUORE. Os judeus esperavam um Rei pomposo, que habitasse nos palácios todos de ouro com toda pompa e circunstâncias.

E o que nos diz a primeira leitura do Profeta Zacarias... 9 “Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso; ele é simples e vem montado num jumento, no potro de uma jumenta.” “...Ele proclamará a paz entre as nações”.(idem).

E como veio Jesus? Nasceu numa hospedaria entre bois e cavalos!

Para os judeus, isso era INIMAGINÁVEL!. Jesus é simples!

A lei na época de Jesus, “tinha 365 proibições e 248 mandamentos, num total de 613 preceitos. É fácil deduzir que aquele povo está cansado e fatigado”. ( 2 )

No Evangelho de hoje, Jesus se dirige ao Pai Celestial em louvor por Ele ter revelado as verdades do Reino de Deus, a seus discípulos (sobretudo os Apóstolos), que Ele chama de “pequeninos”.

_________________________________________________

“Vinde a Mim, vós que estais fatigados, cansados e Eu os aliviarei, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

________________________________________________

O povo estava cansado de ser explorado e ter de levar nas costas o conjunto de 613 preceitos da Lei judaica.

Jesus é manso e humilde de coração. Aprendamos com Ele a sermos mais tolerantes com o nosso próximo; a PERDOAR as ofensas que nos fazem. Aprendamos a ser mais compreensivos com os defeitos de nossos irmãos e irmãs de caminhada.

DEUS É AMOR, como diz S. João Evangelista. “Quem permanece em Deus, permanece no Amor e Deus permanece nele”.

O texto também revela a INFINITA MISERICÓRDIA DE JESUS! Como diz o Profeta Amós, “eu quero a misericórdia e não o sacrifício de animais”.

Meus irmãos e minhas irmãs em Cristo, a humanidade vive momentos de muitas tristezas, angústias e ansiedades.

Porisso, atracamos o barco de nossas vidas, no porto seguro do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS!. Ele nunca nos decepciona. Ele é verdadeiramente o Filho de Deus que veio para os “seus”, mas os seus NÃO o receberam. Amaram mais as trevas do que a luz, como diz João em seu Evangelho.

Desafogamos os nossos corações diante do Santíssimo Sacramento do Altar, do Coração de Jesus. Ele é manso e humilde de coração; Ele nos ama infinitamente e quer o melhor para nós. Arrependamos de nossos pecados e tomemos a definitiva decisão de amá-Lo sempre mais e mais e permanecer FIEL A ELE, até a consumação dos séculos! Confie, tudo vai passar!

Que desça sobre você, a sua família, parentes e amigos, pela intercessão de Nossa Senhora da Salete e Santa Faustina, a bênção do Deus, rico em misericórdia, Ele que é +Pai, + Filho e +Espírito Santo, amém!.

Um feliz e santo domingo a todos e a todas!. Graça e Paz em seus corações!

_______________________________________________

(1) Texto capturado do site catolicoorante.com.br

(2) Liturgia diária, Deus Conosco, mês Julho/20, página 35, comentário do Pe. Francisco Albertin.

(*) autor é Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristro para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e literário: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

________________________________________________