JESUS: NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS.(Jo,14,15-21)

Antoni BigCuore*

Data: 19.05.2017, sexta feira, às 14,19 horas

Alterado: 16.05.2020

Local: São Paulo,SP. Brazil

__________________________________________________

O Evangelho do próximo domingo, está previsto em João, capítulo 14, versículos de 15 a 21.

__________________________________________________

“Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos. Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro defensor para que permaneça sempre convosco: O Espírito da verdade,que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós.

Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis,porque eu vivo e vos vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele!. ( cf. liturgia diária da Paulus Editora, pg.21, mês Maio/2017)

__________________________________________________

REFLEXÃO A. BIGCUORE. Lectio Divina. Na liturgia de domingo passado, ainda no Evangelho de João, Jesus se revela aos discípulos como sendo o ÚNICO CAMINHO, A ÚNICA VIDA E A ÚNICA VERDADE. Textualmente lemos, em João 14, 6: “Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por Mim”

Jesus,no presente texto, está preparando o caminho para os discípulos receberem o Espírito Santo e, dessa forma, continuar a sua obra missionária de pregar o Evangelho a toda criatura.

“Não vos deixarei órfão”. Ele promete o envio do Divino Espírito Santo para que?

Para que os discípulos se sintam fortes, motivados para a grande missão que os aguarda; quando o Mestre ascender aos céus em Pentecostes. Sem o Espírito Santo tudo se torna árido; sem vida; sem sentido!. Mas, com o Espírito Santo habitando os corações dos cristãos, TUDO SE RENOVA, é o sopro(Ruah) da renovação dos ensinamentos de Jesus. Ensinamentos de AMOR, de solidariedade, de paz, alegria e misericórdia.

Se o mundo está esta anarquia completa, é devido em grande parte, ao desvio de foco dos próprios cristãos. Hoje a sociedade corre desesperada atrás de bens, de coisas materiais. Ou seja, vive trocando o ESSENCIAL pelo Acessório. A vida está em primeiro lugar!!! Os demais valores terrenos são passageiros. O mais importante é a VIDA ETERNA!.

Elas não satisfazem ao anseio de INFINITO que todo ser humano traz em seu coração! Somente Jesus, quando habita nos corações das pessoas, pode MUDAR para melhor, o RUMO DE TODA A HUMANIDADE!.

Cinquenta dias após a Páscoa do Senhor, Jesus ascende ao Céu, estando ao lado direito do Pai, segundo nos ensina a Mãe Igreja.

Os discípulos ainda estavam meio confusos. A ficha ainda não tinha caído.

Mas, em Pentecostes, eles RECEBEM O ESPÍRITO SANTO (Ruah) e, a partir daí, eles passam a entender tudo o que o Mestre lhes ensinou.

Quem perseverar será salvo diz o Mestre. Quem vive em sintonia perfeita com o Projeto de Deus, mesmo vivendo numa mundo maluco, consegue SUPORTAR as tribulações do dia a dia, e as mais fortes que estão ainda, por vir.

Roguemos a Deus, para que faça REAVIVAR a chama do Espírito Santo, recebido em nosso Batismo, para que assim tenhamos forças para enfrentar as adversidades.

Que desça sobre Você, meu irmão e minha irmã, a BENÇÃO, do Deus, que é todo amoroso e misericordioso; ele que +Pai, + Filho e Espírito Santo, amém!.

____________________________________________________

(*)autor é escritor cristão, amigo do bem e divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

____________________________________________________