SEDE SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO (Lev.19)

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 23.02.2020,domingo, às 09:53 hrs

Local: São Paulo,SP.,Brasil

____________________________________________________

As leituras deste 7 Domingo do Tempo Comum, são muito interessantes e desafiadoras.

Deus nos propõe até hoje, o desafio da SANTIDADE. Diferentemente do que entende os nossos irmãos evangélicos, na dimensão humana, “santo” é aquele que mais se aproxima de Deus. É uma pessoa virtuosa que procura IMITIAR o estilo de vida de Jesus.

Na primeira leitura do Livro do Levítico, 19, deixa bem claro isso. O Senhor Deus dizendo a Moisés: “Dirás a toda a assembleia de Israel o seguinte: Sede santos, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo”. ( 1 )

No Evangelho de hoje, em Mateus, 5,38-48, o Mestre Jesus REJEITA da lei do talião, do olho por olho, dente por dente. Exorta seus discípulos a serem perfeitos. “SEDE PERFEITOS ASSIM COMO VOSSO PAI CELESTE É PERFEITO”.

Jesus preconiza o AMOR INCONDICIONAL!!!. Se quisermos se seus discípulos devemos renunciar a nós mesmos, tomar a nossa cruz diária e seguí-Lo.

É fácil? Claro que não!, mas não impossível!. “Tudo é possível ao que crê”.

É claro que nunca seremos perfeitos. Mas, devemos encarar a leitura, sobretudo do Levítico, no sentido de um IDEAL s ser perseguido. Uma meta!

Assim, procuraremos, no dia a dia, sermos melhores. Evitar o pecado e cultivar a virtude, eis o caminho para buscar a perfeição.

Os “santos” da nossa Igreja Cristã Católica, foram pessoas ESPECIAIS que, graças a seu estilo de vida, mais se aproximaram de Deus!!! A rigor, é claro que SANTO E PERFEITO SOMENTE É DEUS!!!

Procuremos ser pessoas melhores, PERDOANDO as ofensas que a nós são quase que diariamente dirigidas. Seguir Jesus não é fácil, mas a recompensa do Céu, nos motiva e nos dá forças para perseguir o ideal da perfeição!.

Amando mais, perdoando mais, sendo generosos, justos, conseguiremos, ainda nesta vida, ter a consolação do Espírito Santo de Deus!.

Feliz e santo domingo! Deus o (a) abençoe sempre!

___________________________________________________

(*) autor é escritor, e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça e divulgue seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

(1) Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 136.

___________________________________________________