Irmãos, a maioria das pessoas quando pensa na morte pensa naquele momento em que a pessoa para de respirar, fica inanimada e é enterrada. Esse é um dos tipos de morte, mas é importante que conheçamos todos os três tipos relatados na Bíblia para que tenhamos uma compreensão mais completa sobre ela.

1 – A morte física
A morte física é o tipo de morte mais conhecido:
É quando o nosso espírito é separado do nosso corpo. Quando isso acontece nosso corpo fica inanimado e apodrece. A Bíblia nos diz que esse tipo de morte foi consequência do pecado no jardim do Éden;

Gênesis 3:19 - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Assim, todos os descendentes de Adão e Eva passam pela morte física, o que inclui cada um de nós.

Romanos 5:12 - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

2 – Morte espiritual
A morte espiritual é o tipo de morte experimentada em vida.

Mas como assim?
Isso acontece porque essa morte significa a separação espiritual de Deus. Sim, a Bíblia considera a pessoa sem Deus, morta espiritualmente. Essa morte espiritual se dá por causa do pecado que reina em nossa vida. Sem Cristo todos estão nessa condição de morte espiritual.

Efésios 2:1 - E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
“Ele (Jesus Cristo) vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados…” (Efésios 2:1).

Como vemos no versículo bíblico, todos estávamos mortos espiritualmente (separados de Deus pelo pecado). Porém, essa condição de morte pode ser mudada pela graça de Deus, mediante a fé em Cristo, que é a nossa salvação:

Efésios 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Sem receber essa graça pela fé, todos estão mortos espiritualmente diante de Deus.

3 – Morte escatológica ou morte final
Escatologia é uma teoria relativa aos acontecimentos do fim do mundo e da humanidade, ou seja, as últimas coisas que devem acontecer antes e depois da extinção da vida na Terra.
Essa é a morte mais terrível e é decorrente da morte espiritual. Ela também significa uma separação espiritual de Deus, mas dessa vez uma separação eterna. Os que passarem por essa morte, que também é chamada de “segunda morte”, terão como destino final o local de tormentos eternos comumente chamado pela Bíblia de inferno e lago de fogo.

Apocalipse 20:14 – E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
Os que passarão por essa morte serão todos os não-salvos condenados pela justa justiça de Deus no último dia.

“Então, o Rei dirá... “.
Mateus 25:41 - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Finalizando

Irmãos, o tema é bastante preocupante, por isso, vejamos a palavra de esperança, que nos mostra que se nos rendermos ao senhorio de Jesus Cristo, pela graça de Deus mediante a fé, somos justificados e não sofreremos a morte final, pelo contrário, gozaremos a vida eterna ao lado de Deus:

João 11:25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

Glória a Deus, Amém Senhor. - NRS11062018
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 29/01/2020
Reeditado em 29/01/2020
Código do texto: T6853727
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.