Irmãos, vemos um relato no Livro do Profeta Jeremias, Capítulo 29 que Deus ordena que fosse enviada uma carta ao próprio povo de Deus (os Israelitas) que estava no cativeiro na Babilônia e passava por um momento de grave crise:
Jeremias 29:1 - E Estas são as palavras da carta que Jeremias, o profeta, enviou de Jerusalém, aos que restaram dos anciãos do cativeiro, como também aos sacerdotes, e aos profetas, e a todo o povo que Nabucodonosor havia deportado de Jerusalém para babilônia
Nessa carta Deus traz importantes instruções a eles, que haviam sido entregues pelo próprio Deus para serem escravos na Babilônia devido seu mau procedimento diante do Senhor. Na carta Deus os ensina o que deveriam fazer naquele momento de crise em que estavam vivendo. E as orientações que Deus dá a eles certamente também ajudam a cada um de nós que também passamos por esses momentos difíceis em nossas vidas.

Vamos aprender o que fazer nas crises mais difíceis?

Vejamos algumas atitudes que Deus quer que façamos diante das crises;

(1) Que Aja ao invés de reagir;
Ou seja, Agir e não reagir.

A primeira atitude do povo de Israel diante da grave crise em que passavam foi reagir da pior forma possível. Começaram a ouvir falsos profetas que diziam que logo voltariam para suas casas. Pararam totalmente suas vidas, reagiram parando tudo e vivendo uma vida medíocre.

Vejamos o Salmos 137:, nos mostra um pouco dessa realidade, quando mostra o povo totalmente desanimado:

Salmos 137: 1 – 2;
1 - Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.
2 - Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.
Já não havia mais alegria, as harpas, símbolos de festividade, de música, de louvor, estavam penduradas sem uso. Mas a carta de Deus os ensina o que deveriam fazer em meio à crise:

Jeremias 29: 4-6;
4 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para babilônia:
5 - Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto.
6 - Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais.
A ordem de Deus é uma ação de continuidade. Deveriam olhar para frente e não se abater diante da grave crise que iriam passar.
Não havia espaço para reações erradas e ruins. Deus queria uma ação positiva deles.

(2) Que Seja biblicamente realista
O povo enganava a si mesmo, quando alimentava em seus corações falsas esperanças, contrárias aos ensinos de Deus:
Jeremias 29:8 – Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que sonhais;
Deus já havia revelado que esse cativeiro duraria setenta anos. Deus chama esse povo a crer na palavra Dele e não em falsas revelações que apenas iriam levá-los para piores cenários de crise. Precisamos aprender a crer no que Deus diz sobre nossas crises, sobre nossas dificuldades, crer nas promessas e não nos iludir com aquilo que não é a verdade.
Essa atitude é importante para que sejamos fortes para passar pelas crises que Deus permite em nossas vidas. Mas exige que voltemos nosso interesse a conhecer a Palavra de Deus com mais profundidade.

(3) Concentrar ou focalizar os olhos na esperança
Apesar de uma crise difícil, Deus deixa claro que ela teria hora de acabar:
Jeremias 29:10 – Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.
Deus tem propósitos em nossas vidas. Teremos sim que passar por crises em nossas vidas, mas elas irão terminar em algum momento, pois a promessa de Deus não falha. Aquele povo deveria continuar suas vidas, agindo de forma positiva em meio à crise, crendo na palavra que o Senhor deu e alimentando uma esperança viva de que Deus estava com eles na crise e que Ele mesmo, o Senhor, os tiraria dessa crise quando chegasse o momento certo.
Irmãos, alimentem a esperança nas crises. Esperança tem a ver com fé, pois a fé é crer em coisas que não se veem, mas que se esperam;

Hebreus 11:1 – 2;
1 - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.
2 - Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
Tenha fé e molde suas ações de acordo com o que Deus deseja.

Irmãos, podemos entender que Deus Nosso Pai Celestial por Amor não nos castiga e sim adverte e nos dá oportunidades para estarmos junto Dele.
O Senhor diz em Sua carta ao povo sobre como Ele queria fazer-lhe bem e como o caminho estaria aberto a todos aqueles que cressem no Senhor e O buscassem de verdade:

Jeremias 29:11-13;
11 - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
12 - Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
13 - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

Finalizando

O resultado de passar pela crise como Deus quer é que estaremos com Ele antes, durante e depois, colhendo a nossa vitória dia a dia e glorificando o nome Dele.
Colossenses 1:16-17;
16 - Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
17 - E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

Glória a Deus, Amém Senhor. - NRS12062018
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 23/01/2020
Reeditado em 23/01/2020
Código do texto: T6848895
Classificação de conteúdo: seguro