O apóstolo João identifica diversos tipos de mentirosos.
1- Pessoas que afirmam ter comunhão com Jesus, mas andam nas trevas;
1 JOÃO 1: 6 – Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
Em Efésios 5:6-16 explica o contraste entre a escuridão mundana e a luz cristã.
2 - As pessoas que afirmam que não pecaram;
1 JOÃO 1:10 – Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Porque algumas ações estão relacionados de acordo com os padrões de cultura.
3 - Pessoas que dizem conhecer Jesus, mas não obedecem a Ele;
1 João 2:4 – Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
Jesus diz amor = obediência;
João 14:21- Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
João 15:10 – Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
4 - Pessoas que pretendem andar na luz ao mesmo tempo em que odeiam seus irmãos;
1 João 2:9 – Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
1 João 4:20 – Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
Se não podemos amar cristãos de diferentes origens, denominações, raças e culturas, não conhecemos a Cristo.
5 - Pessoas que dizem amar a Deus mas realmente amam o mundo;
1 João 2:15 – Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Só há espaço para um “Senhor” em nossas vidas;
Mateus 6:24 – Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
6 - As pessoas que negam Jesus é o Cristo, ou seja, o Messias, Deus Encarnado;
1João 2:22 – Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.
A maior mentira de todas.
1 - Os cinco primeiros mentirosos que João descreve são “ervas daninhas” na igreja: pessoas que afirmam ter comunhão com Jesus, alegando andar na Luz, alegando não ter pecado, alegando amar a Deus.
A Bíblia nos dá uma parábola excelente que ilustra as palavras de João:
Mateus 13:24-30;
A parábola do trigo e do joio
24 - Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
25 - Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
26 - E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
27 - E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
28 - E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
29 - Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
30 - Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
Interessante que Jesus diz que arrancar as ervas daninhas pode arrancar parte do trigo. Pense nas maneiras que as ervas daninhas danificam um jardim saudável. Como pode um cristão com um desejo genuíno de seguir a Cristo crescer com as ervas daninhas sem se corromper?

Finalizando
A resposta pode ser encontrada na carta de Paulo para Timóteo:
2 Timóteo 3:1-9;
Nos últimos dias;
1 - Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis.
2 - Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião.
3 - Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem.
4 - Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus;
5 - parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente!
6 - Alguns deles entram nas casas e conseguem dominar mulheres fracas, que estão cheias de pecados e que são levadas por todo tipo de desejos.
7 - São mulheres que estão sempre tentando aprender, mas nunca chegam a conhecer a verdade.
8 - Assim como Janes e Jambres foram contra Moisés, assim também esses homens são contra a verdade. Eles perderam o juízo e fracassaram na fé.
9 - Mas não irão longe, pois todos verão como eles são tolos. Foi isso que aconteceu com Janes e Jambres. 2 Timóteo 3:1-9;
Glória a Deus, Amém Senhor. - NRS07062018
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 15/01/2020
Código do texto: T6842746
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.