Batismo: Não Basta Ser, É Preciso Viver 2

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 12/01/2020, domingo.

Local: São Paulo,SP.,Brasil

________________________________________________

“O Batismo de Jesus nos faz mergulhar no mistéiro da redenção, pois Ele despojou-se de si mesmo, abaixou-se ao se fazer batizar por João e ao lavar os pés dos discípulos aquele dia. Ele quer nos tocar de perto, que tocar o nosso coração. Por isso, convida-nos a fazer o novo êxodo para sermos, de fato, o novo povo de Deus, escutando a voz do Pai: Escutem meu filho amado! Agora é hora de vivermos o nosso sacerdócio baptismal, assumindo com Jesus nossa missão de cristãos”.(cf. op. Deus Conosco, Editora Santuário, mes Janeiro/20, página 63);

O evangelho deste domingo, é muito interessante e nos move a refletir sobre ele.

Nossa igreja comemora o batismo do Senhor Jesus. Ele vem da Galiléia para o rio Jordão para ser batizado por João Batista. João protesta dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” e João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é meu filho amado, no qual eu pus o meu agrado.” (Mt. 3, 13-17).

Releva salientar que, João Batista, pregava o batismo de conversão. A partir de Jesus, é que a igreja começou a realizar o batismo como hoje conhecemos. Jesus, sempre obediente, se submeteu ao grande profeta João Batista, o maior nascido de mulher, dando o exemplo aos demais da importância de tal ato.

Assim reza o cânone n.1.213, do Catecismo da Igreja Católica, verbis: “O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito ( “vitae spiritualis ianua”)e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: “Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo – O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra.” (pg.340 – Edições Loiola).

Imagine uma pessoa que vai procurar um emprego. Ela se submete a todos os testes e uma vez aprovada, ela passa a participar da vida daquela empresa. O funcionário “veste” a camisa da empresa, ele é incorporado à vida daquela empresa, usufruindo das benesses que ela proporciona. (implica em direitos e obrigações).

Numa comparação bem simples, é mais ou menos isto que acontece com o batismo.

A pessoa, depois de um bom preparo, é ungida pelo Padre ( o qual tem poderes delegados pelo Bispo) com a água que lhe diz: Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A partir daí, o cristão passa da condição de criatura de Deus para filho de Deus, usufruindo assim de todos os dons concedidos pelo Espírito Santo de Deus e tendo obrigações para com a comunidade.

Por isto que o Batismo é um dos principais sacramentos de nossa religião católica cristã. Uma vez batizados, somos missionários em potencial. Temos obrigação moral de ser bons cidadãos e mormente cristãos atuantes em nossa comunidade. Temos que usar nossos TALENTOS em benefício de toda a comunidade. Esta é a grande missão dos batizados.

Meus irmãos e minhas irmãs, devemos ter em mente sempre que o Batismo nos foi concedido por Deus, para nos imunizar contra o pecado, para vivermos uma vida SANTIFICADA e sermos luzes neste mundo de trevas pecaminosas. O Batismo nos liberta das amarras do demônio!

Em conseqüência, não basta sermos batizados é imperativo vivermos o nosso batismo tal qual manda a Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

A nossa fé cristã católica está alicerçada nos seguintes pilares: a palavra de Deus, exarada nas Sagradas Escrituras e os Sacramentos, sobretudo, batismo, confissão e Eucaristia. Todos eles culminam na EUCARISTIA, que é corpo, sangue, alma e divindade de nosso Senhor Jesus Cristo!!!

Os sacramentos são sinais sensíveis da graça de Deus e que nos dão forças para continuarmos lutando, vivendo com esperança e enfrentando todos os óbices do dia a dia.

Um feliz e abençoado domingo a todos(as)! Salve Maria!

________________________________________________

(*) Autor é Escritor e cantor católico em SP. Sua livro se chama, A Saúde da Alma e do Corpo, pela Editora Orecado Ltda.(2003). Texto original: 11.01.2005, 3ª feira, às 14,23.

________________________________________________