LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS...

Irmão, o que diz o versículo de Eclesiastes 11:1, pergunto.
Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Eclesiastes 11:1.
Os estudiosos não tem uma interpretação precisa a respeito do significado dessa expressão. Precisamos meditar sobre o contexto e as hipóteses que se levantam a respeito do que o autor quis comunicar.
O que significa “lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás”?

Eclesiastes 11:1-10;
1 - Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.
2 - Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.
3 - Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará.
4 - Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.
5 - Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
6 - Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.
7 - Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol.
8 - Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.
9 - Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.
10 - Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.
***
Noutra versão
Eclesiastes 11:1-10; - NT LH.
“ Conselhos práticos “
1 - Empregue o seu dinheiro em bons negócios e com o tempo você terá o seu lucro.
2 - Aplique-o em vários lugares e em negócios diferentes porque você não sabe que crise poderá acontecer no mundo.
3 - Quando as nuvens ficam cheias, a chuva cai. Uma árvore pode cair em qualquer direção, mas, no lugar em que cair, aí ficará.
4 - Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada.
5 - Deus faz todas as coisas. E, como você não pode entender como começa uma nova vida dentro da barriga de uma mulher, assim também não pode entender as coisas que Deus faz.
6 - Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra.
7 - Como é agradável a luz do dia, e como é bom ver o sol! 8 - Viva alegre durante todos os anos da sua vida. Mas, mesmo que você viva muitos anos, lembre que ficará morto durante muito mais tempo. Tudo o que acontece é ilusão.
Conselhos para os jovens
9 - Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer.
10 - Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco. Eclesiastes 11:1-10; - NT LH.

Irmãos, o texto apresenta reflexões a respeito do excesso de cautela em nossa vida e naquilo que faz parte dela.
Observamos, por exemplo, que Salomão, (autor do Livro de Eclesiastes segundo a tradição rabínica), trabalha questões como as incertezas da natureza (V.:3), as incertezas a respeito dos desígnios de Deus (V.:5), as incertezas do nosso trabalho (V.: 6).
Todas essas incertezas não devem nos fazer apelar para um excesso de cautela que busque concretizar o que queremos, antes, devemos trabalhar e viver a nossa vida com sabedoria e fé, sem ansiedades prejudiciais e que não resolvem nada. É nesse contexto que o texto objeto da nossa meditação está inserido.

Vejamos algumas interpretações desse texto:

1 - Alguns estudiosos afirmam que esse texto possa se referir à caridade, ou seja, devemos “lançar” o pão para abençoar vidas que precisam dele. Aparentemente – lançar o pão sobre as águas – nunca retornaria a nós como um lucro, pois perderíamos esse pão. Porém, ajudando os outros, a bênção voltaria às nossas vidas mais cedo ou mais tarde como consequência da nossa liberalidade e amor ao próximo.
2 - Outros estudiosos apresentam a interpretação de que mesmo uma atitude que não parece tão sábia – nesse caso lançar o pão sobre as águas – tem as suas recompensas ou consequências em nossa vida. Assim, temos que ter cuidado com nossas atitudes, principalmente aquelas absurdas, pois acharemos os frutos delas.
3 - Ainda uma terceira interpretação diz que a alusão aqui possa ser a respeito do comércio marítimo de trigo. Salomão estaria apresentando essa modalidade de comércio como algo sábio e recompensador, apesar de arriscado. Esse comércio seria o lançar o pão (trigo) sobre as águas e, depois da viagem longa e perigosa por mar, obter o seu lucro. Apesar da demora de muitos dias, o lucro seria achado (recebido), bastando que houvesse tranquilidade para fazer o investimento no tempo certo e a paciência de esperar.

Finalizando

Irmãos, o termo Eclesiastes significa assembleia, igreja,
provavelmente indica aquele que fala durante o culto, na assembleia, ou seja, o pregador. É daí que nasce o termo “Eclesiastes”.
Qual é a mensagem principal do livro de Eclesiastes?
Em Eclesiastes se propõe a fazer uma análise da vida, nós também fazemos essa tentativa, só que o fazemos usando chavões, e não uma reflexão profunda. O autor de Eclesiastes examina a vida de todas as perspectivas, procurando analiticamente onde se pode encontrar satisfação e contentamento nela. A conclusão dele é que a vida não tem sentido, a menos que se deposite a confiança em Deus, pois nele está a chave para a realização humana.
Portanto, o autor de Eclesiastes reflete sobre a futilidade da vida e apresenta a resposta da fé prática como algo fundamental. Com isso, o autor aconselha seus leitores a viver a vida dia a dia, passo a passo, glorificando ao Senhor por cada detalhe de seu cotidiano que é recebido de suas mãos, confiando que somente Ele é quem conhece todas as coisas e conduz a História segundo os seus propósitos. Assim, cabe ao homem se contentar com tudo aquilo que Deus o dá,
Eclesiastes 2:24- Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.
Eclesiastes 3:15 - O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.

Eclesiastes 5:18-20;
18 - Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção.
19 - E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.
20 - Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto Deus lhe enche de alegria o seu coração.
O autor também reflete sobre o problema da injustiça, e aponta para a verdade de que Deus julgará a todos;

Eclesiastes 3:17 – Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.

O texto mais conhecido do livro de Eclesiastes é quando seu autor aconselha seus leitores a lembrar-se de Deus ainda na mocidade, antes que a idade avance e enfraqueça as faculdades;

Eclesiastes 11:9 - Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.
Eclesiastes 12:8 - Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.
A questão principal que permeia todo o livro, feita pelo autor de Eclesiastes: “Que proveito tem?”.
Ele contrasta a sabedoria humana frente os insondáveis desígnios de Deus;

Eclesiastes 6:8- Porque, que mais tem o sábio do que o tolo? E que mais tem o pobre que sabe andar perante os vivos?

Eclesiastes 12:7 – E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
E aconselha que o homem deve desfrutar da vida, trabalhando com todo vigor, apesar das incertezas e dificuldades, sabendo que tudo o que acontece, seja bom ou ruim, nada foge do controle de Deus e está debaixo de seus desígnios soberanos;

Eclesiastes 7:13-14;
13 - Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?
14 - No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.

O autor de Eclesiastes enfatiza tanto a responsabilidade humana em obedecer ao Senhor como a soberania de Deus, inclusive expondo que se nós o obedecemos é porque, por sua soberana provisão, ele nos capacitou a isso.

Irmãos, não importa quem escreveu o livro de Eclesiastes, o importante é reconhecer que Deus é o seu verdadeiro autor, visto que toda a mensagem do livro consiste no sábio conselho de que devemos viver uma vida temente a Deus, mesmo que muitas vezes a achamos difícil ao não compreendermos os propósitos divinos, visto que um dia haveremos de prestar-lhe contas de tudo.

Glória a Deus, Amém Senhor. - NRS16062018
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 07/01/2020
Código do texto: T6836537
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.