RECOMEÇO

Marcos 2: 22. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser deitado em odres novos.

Estamos no início de mais um ano, é comum nesta época ouvirmos, e falarmos, a expressão "ano novo, vida nova", mas por que na prática muitas vezes não é bem assim?

Vamos tentar entender, usando o vinho e o odre como exemplos. O odre era utilizado para armazenar o vinho na antiguidade, mas se você misturasse o vinho velho (geralmente já estragado) com o vinho novo, este também ficaria estragado, então se buscamos uma nova vida, não dá para buscá-la mergulhados no vinho velho da velha vida.

Por mais que a gente busque mudanças, e melhoras, estarmos presos ao passado, e assim como a esposa de Ló (Gênesis 19.16-17; 24-26), nos tornamos estátuas olhando o que perdemos, ou em que nos perdemos, e esquecemos de olhar o horizonte.

Sei que é impossível nos despirmos totalmente do passado, por mais que tentemos, então eu sugiro que nos lembremos apenas do que pode nos trazer esperança (Lamentações de Jeremias 3: 21. Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.), daquilo que nos faz bem, como os bons ensinamentos recebidos.

Não há razão para ficarmos remoendo nossos deslizes, nossas dores e fracassos, as alegrias infundadas... ao planejar nosso futuro temos que mirar no objetivo e buscar inspiração em coisas benéficas.

O recomeço não precisa, e creio que não deve ser pautado no passado.

DEUS nos abençoe, em cada minuto deste novo ano.

03/01/2020