EM MALAQUIAS 3:10, DEUS DISSE “FAZEI PROVA DE MIM”.

Irmão, em Malaquias 3:10 Deus diz algo interessante e que não consegui entender muito bem na prática, que é quando ele diz “fazei prova de mim”.
Como nós meros seres humanos podemos provar Deus?
Nós temos esse poder ou estamos diante de algum erro de tradução nesse versículo?

Malaquias 3:10 – Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
Irmãos, de início já podemos entender que no texto de Malaquias 3:10 não temos nenhum erro ou dificuldade na tradução. O que precisamos entender é o que Deus quis comunicar ali com relação a atitude daquele povo diante Dele.

Por que Deus disse “fazei prova de mim”?

(1) Todo o livro de Malaquias tem como base a infidelidade do povo de Israel a Deus. Desde as lideranças religiosas até o povo comum havia muita infidelidade e isso é combatido por Deus.
Em: Malaquias 3:6-12;
6 - Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
7 - Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
8 - Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 - Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
10 - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
11 - E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.
12 - E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos.
Temos uma reprovação de Deus quando a infidelidade do povo nos dízimos e nas ofertas. Isso mostrava um povo egoísta e que não estava observando com retidão as leis de Deus. Deus usa ali palavras duras, chamando o povo de ladrões;

Malaquias 3:8 – Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
Deus também deixa claro que essa atitude deles trazia sobre eles as maldições descritas na aliança;
Malaquias 3:9 – Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
Essa é a parte da repreensão que chamamos de “negativa”.

(2) Na parte “positiva” da repreensão, Deus diz o seguinte:
Malaquias 3:10 – Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
Logo de início a ordem “trazei todos os dízimos” relembra o povo de sua obrigação dentro da aliança feita com Deus. Essa obrigação de obedecer não era uma obrigação unilateral, ou seja, onde as pessoas tinham que obedecer e não recebiam nada em troca. Antes, existia também um compromisso do próprio Deus em abençoar o povo se eles fossem obedientes.
Fazei prova de mim é um incentivo a obediência

(3) Deus continua e manda o povo: “fazei prova de mim”. Muitos entendem de forma errada esse trecho. Deus não está aqui dando poder ao homem de aplicar provações ao próprio Deus. O que Deus está fazendo aqui é chamando o Seu povo a desafiar, a testar a Sua fidelidade. Em outras palavras, Deus está dizendo algo como “experimentem ser obedientes e verão como derramo grandiosas bênçãos sobre suas vidas”. Deus não precisa provar a Sua fidelidade, pois Nele habita toda a justiça, mas aqui Ele dá essa abertura para que as pessoas, cegas pela desobediência, viessem a obedecer e verificassem a grandeza das bênção do Pai sendo derramadas na vida delas.

(4) Geralmente a palavra provação é usada na Bíblia relacionada a Deus aplicando testes, ou seja; provas propriamente ditas, na vida das pessoas com objetivos de abençoá-las. Mas aqui em Malaquias Deus diz “fazei prova de mim”, ou seja, Ele inverte o que estamos acostumados e nos dá a abertura de nós fazermos um “teste” ou experiência com Ele, ou seja, o teste de sermos obedientes e verificarmos as bênçãos sem medida que serão derramadas. A expressão usada é “abrir as janelas dos céus e derramar bênçãos sem medida”. Se o povo fosse obediente seria impactado com bênçãos inimagináveis vindas diretamente das mãos do próprio Deus.

Finalizando

Fazei prova de mim, diz o Senhor. Embora o contexto atual seja diferente daquele em que viveu Malaquias, o desafio de Deus propaga-se no tempo e chega até nós. O mundo está cheio de religião, mas Deus está buscando homens e mulheres que em meio às provações possam dizer como o patriarca Jó:

Jó 19:25-27;
25 - Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
26 - E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,
27 - Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.
28 - Na verdade, que devíeis dizer: Por que o perseguimos? Pois a raiz da acusação se acha em mim.
29 - Temei vós mesmos a espada; porque o furor traz os castigos da espada, para saberdes que há um juízo.

Meditemos

5 - O Senhor Todo-Poderoso diz ao seu povo:
— Eu virei julgá-los. E darei sem demora o meu testemunho contra todos os que não me respeitam, isto é, os feiticeiros, os adúlteros, os que juram falso, os que exploram os trabalhadores e os que negam os direitos das viúvas, dos órfãos e dos estrangeiros que vivem com vocês. Malaquias 3:5.

Glória a Deus, Amém Senhor. - NRS19062018
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 01/01/2020
Reeditado em 01/01/2020
Código do texto: T6832062
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.