Cansado de conflitos de "verdades" teológicas religiosas? A Verdade do Criador devora todas elas!

"Então Moisés e Arão foram ter com Faraó, e fizeram assim como o Senhor ordenara. Arão lançou a sua vara diante de Faraó e diante dos seus servos, e ela se tornou em serpente.Faraó também mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os magos do Egito, também fizeram o mesmo com os seus encantamentos. Pois cada um deles lançou a sua vara, e elas se tornaram em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles."

- ÊXODO 7:10-12

A passagem icônica do primeiro encontro entre faraó e Moisés no livro do êxodo onde, a mando de Deus,ele lança o seu cajado no chão o qual se torna em serpente,porém,os magos encantadores da corte faraônica fazem o mesmo . O texto mostra,não obstante,a serpente na qual o cajado de Moisés se tornou devorar as dos magos.

Há uma grande lição que passa despercebida nessa passagem: por que Deus mandou transformar o cajado em cobra e por que ocorre um confronto entre esses animais? Normalmente quem lê a bíblia na sua literalidade e desconhece (ou dispensa) seu contexto histórico,pensa que a presença dos aparatos tanto de Moisés quanto dos magos,como um milagre qualquer ou um "mistério de Deus". Porém,no contexto histórico original onde se desenrola a história - o Egito Antigo - a serpente tinha um simbolismo muito forte naquela cultura. Esses répteis eram o símbolo de proteção,poder e sabedoria e por isso eram venerados não só pelos egípcios,mas por 80% do mundo antigo. Tanto que a coroa do faraó havia uma efígie de serpente na parte superior frontal. Nesse bojo histórico,o significado da passagem é muito simples: Por mais forte e pluralizada que possa ser a sabedoria do homem,a sabedoria do Criador é Única e sempre prevalecerá acima de qualquer outra.

Hoje em dia temos novamente esse conflito. Existem milhares de religiões espalhadas mundo afora e,no Brasil,existe uma grande difusão e divergências teológicas.Vemos católicos e evangélicos disputando quem é dono da verdade e o mais absurdo: evangélicos que disputam dentro de si quem é mais certo e errado. Não há um dia que não se vê um calvinista perturbando pentecostais,pentecostais pertubando e perseguindo adventistas,católicos e adeptos de religiões africanas. Infelizmente,não é raro muitos perderem a fé cansados dessas brigas religiosas e teológicas.

O Criador Bendito mantém Sua Sabedoria intrépida e imutável e é fácil achá-la. Ela se encontra na Torah e comprimida nos 10 mandamentos os quais abarcam todos os 613 preceitos da torah e,por tabela,toda a bíblia. Eles foram ditados pela própria "boca" de Deus e ouvidos por 2 milhões de pessoas em meio a nuvens escuras,fogo,raios,trovoadas e o amedrontador som do shofar. E dessas palavras dependem toda a lei,os profetas,os evangelhos e os apóstolos.

Deus quer falar com cada um e por isso ELe ressalta que Josué,o sucessor de Moisés, medite neles "dia e noite"(Js 1:8) e também diz,em deuteronômio 30:11 e 14:" Este mandamento não te é demasiadamente difícil,nem está longe de ti. Mas muito perto de ti está a palavra,na tua boca e no teu coração,para que você a cumpra" . E por falar em Josué,Deus também o diz:"Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares." No mundo de hoje,com tantas religiões, teologias e confissões de fé divergentes,esta recomendação Autor da vida e da Existência cai como uma luva. Ele quer dizer para meditarmos para Sua Instrução e não olharmos para o que diz o cristianismo,o islã,o judaismo rabínico, a confissão de fé da assembléia de Deus,a confissão de Westminster, as institutas de calvino,o catecismo da igreja católica,Silas malafaia,Augustus Nicodemus,Hernandes Dias Lopes,Charles Spurgeon,Paul Washer..enfim,tudo que é produto humano. Infelizmente, os cristãos hoje têm mais palavras de pregadores famosos e confissão de fé da sua igreja,do que a Instrução de Deus dita por ELe Próprio. Sempre quando confrontado por alguns desses que têm o disparate de dizer que estou errado em seguir o que o Eterno diz,sempre questiono:" Se Deus,o Supremo Criador,diz pra eu obedecer sua orientação,por que eu deveria dar ouvidos à você e sua teologia?",normalmente é o suficiente . Lembro-me que no ano passado,logo quando comecei a meditar firme nesses 10 preceitos divinos,Deus começou a instruir em Espírito e ensinar grandes coisas muitas tão inefáveis que "não é lícito dizer ao homem"( 2 Cor 12:4) . Na época,em um debate em um grupo do facebook sobre idolatria,dois apologetas católicos (um deles inclusive estudou para ser padre) "me cercaram" e disparam o discurso de que o que o catolicismo pratica não é idolatria. Como citaram o catecismo e a literatura católica,os evangélicos,que também estavam no debate,fugiram. Ficamos eu e eles debatendo,um se chamava Fernando (ex-seminarista) e o outro não lembro o nome,porém o chamarei de "Ricardo".

- Não somos idólatras,apenas usamos as imagens como veneração e para lembrar daquelas pessoas,assim como você usa fotografias para lembrar de seus ente queridos que morreram. Disse Ricardo

- Sim,tenho fotos de parentes mortos mas não faço procissão com elas,não acendo velas diante delas, nem as dirijo orações e nem peço intercessão à eles. Retruquei

- Meu padre fulano de tal sabe tudo sobre Deus. Disse o ex-seminarista

E eu respondi :

- Se seu padre sabe tudo sobre Deus,Deus deixou de ser Deus pois ELe não pode ser descrito e entendido pelo ser humano.

- Você precisa saber a diferença entre evocar e invocar. Tornou a falar o Ricardo.

- Dá no mesmo! Evocar tem o mesmo significado de invocar, que é fazer aparecer mediante chamamento.

E o Fernando,sustentando a intercessão dos santos,disse :

- Vinícius,você já viu alguma empresa controlada apenas pelo dono?

- Fernando,o Reino de Deus é um Reino absolutista,não subdivido. Ele é Rei e Juiz e toda a Autoridade está centrada em Suas Mãos.

Após,1 minutos mais ou menos,ele curtiu minha resposta. Percebi que de certa forma ficara sem argumentos. E prossegui:

- Qual diferença há entre quem pede intercessão à um santo católico morto há séculos e um espírita que acende vela à um parente morto?

- A diferença,disse Ricardo,é que os santos estão na presença de Deus.

- Mas todos os servos de Deus que morrem,vão para a Sua Presença. Você vê diferença entre isso e o espiritismo,porque é algo dogmatizado,mas no fundo é a mesma coisa.

- Vinícius,você precisa conhecer a doutrina católica.

- Ricardo,respondi, eu tenho a instrução de Deus dada e ditada por ELe próprio no sinai (exodo 20 - deuteronomio 5) ,por que deveria parar para saber o que a doutrina católica diz?

Após 1 ou 2 minutos de silêncio no debate,recebi uma notificação :"Ricardo curtiu seu comentário". Ora,quem finalizou o debate não fui eu,pois não sou ninguém especial ou importante,mas a lei de Deus pela qual eu prezo. Também isso não é afronta à fé do católico,pois eu mesmo conheço pessoalmente católicos que detestam a idolatria imposta pela alta cúpula da igreja e,da mesma forma,ja debati com evangélicos tanto pentecostais e como reformados cuja a idolatria é pior do que a católica ou qualquer outra religião iconoclasta,porque estes ainda pensam fazer algo sacro,porém os evangélicos em maioria são orgulhosos,se acham donos da verdade e idolatram a si mesmos ou a própria religião.

Conclusão

Existem milhares de religiões e confissões de fé diferentes e cada uma diz uma verdade,mas não fique confuso. Como eu digo:" religiões têm milhões,mas o ETERNO é Um" ,sendo assim sua palavra é única. Mas como encontrá-la e estudá-la? Fazendo o que ELe mesmo aconselha a Josué: meditar noo seus mandamentos dia e noite (js 1:8) e fazer como Davi: ter prazer neles (sl 1). O próprio Espírito de Deus irá falar contigo e te fazer sábio independente do seu gênero,classe social,posição religiosa ou idade,como o salmista diz"como o jovem irá purificar o seu caminho? Observando-o de acordo com a Tua Palavra. Escondi a Tua Palavra dentro do meu coração para não pecar contra ti" (sl 119:9,11) e torna a dizer:" Tenho mais entendimento do que os meus mestres,pois SEUS TESTEMUNHOS SÃO MINHA MEDITAÇÃO. Sou mais entendido do que os velhos,por que TENHO GUARDADO TEUS PRECEITOS" .

Portanto,é muito fácil achar A Doutrina do Eterno e como estudá-la. Assim,meditando na suas leis (decálogo) Yahweh te fará mais sábio do que padres,pastores,bispos,"apóstolos" , rabinos e etc. Tal como no texto inicial,onde Janes e Jambres também transformam seus bastões em serpentes para confrontarem o milagre de Deus através de Moisés,os religiosos irão lançar diante de você toda a sabedoria e artimanhas das suas respectivas confissões,tradições e teologias. No entanto,assim como a serpente na qual o bastão de Moisés se tornou pelo Poder do Eterno,a Sabedoria de Deus manifestada em palavras na sua boca na hora em que você for respondê-los,irá "devorar" a sabedoria dos religiosos. Mas não espere aplausos. Os religiosos (principalmente evangélicos) irão assediá-lo e querer lhe impor seus dogmas,porém,deve-se fazer como Pedro:"importa é obedecer a Deus do que aos homens " ( Atos 5:29). Na guerra das palavras e das sabedorias,A Palavra e A Sabedoria do Deus Vivo prevalecerá! Se está cansado de tanta religião fala do um monte de coisa diferente,comece hoje mesmo a meditar nos Seus Mandamentos,e encontrará sabedoria e verdade.

Leia: Êxodo 20,Deuteronômio 30,Josué 1,Salmo 119 ,Salmo 1 e I João 5.

Vinícius Santos
Enviado por Vinícius Santos em 07/12/2019
Código do texto: T6813167
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.