O cristão nobre
“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica;...”
(Atos 17.11)
No período medieval ser nobre significava ter valor, valentia, bem como ter submissão incondicional ao seu senhor. O nobre comprava seu título a alto preço, como guerreiro deveria mostrar sua coragem e seu valor, nada temendo, dava assim a sua própria vida para proteger seu suserano. A palavra de um nobre era a garantia de sua fidelidade, muito mais do que um contrato formal. No dicionário da língua portuguesa ser nobre significa ser elevado, magnífico, distinto, ilustre, generoso, magnânimo, notável.
O encontro do apóstolo Paulo com os bereanos ocorreu na sua segunda viagem missionária, quando Paulo viajava juntamente com Silas, anunciando o Evangelho aos gentios (Atos 15.36-18.22). O impacto da mensagem Cristã em meio aos povos gentílicos foi tão forte que os judeus residentes nessas regiões do império diziam: “Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui” (At.17.6). Diz o texto sagrado que os habitantes de Beréia, ao receberem a mensagem de salvação em Cristo, foram mais nobres, ou seja, mais notáveis, que os de Tessalônica, devido a receptividade com que acataram aos ensinamentos de fé que lhes fora anunciado. Nisto podemos tirar lições que nos ensinam sobre como atender a mensagem que temos recebido.
O cristão nobre, ou seja, notável, é aquele que recebe a Palavra com avidez: “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez,...” (Atos 17.11). A palavra avidez significa receber a mensagem com voracidade, devorando seu conteúdo, não se fartando do novo aprendizado. Devemos ter a mesma disposição do profeta Jeremias ao deparar-se com a Palavra de Deus: “Achadas as tuas palavras, logo as comi;... (Jer.15:16).
O cristão nobre, ou notável, é aquele que examina as Escrituras todos os dias. Os bereanos examinavam “... as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (Atos 17.11). Deus, ao capacitar Josué para assumir a liderança do povo na conquista de Canaã ordenou-lhe que meditasse nas Escrituras dia e noite (Josué 1:8). A Palavra de Deus é poderosa para transformar nossas vidas agindo no íntimo de nosso ser (Heb. 4:12).
Finalmente, o cristão nobre, ou notável, é aquele que crê e obedece a Deus com prontidão: “Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens” (At. 17.12). O Senhor requer de nós obediência com prontidão. O evangelista Lucas nos diz que os discípulos, após verem os feitos de Jesus e sendo comissionados por Ele, imediatamente O seguiram (Lucas 5. 1-11). Devemos ser prontos a obedecer aos ensinos que temos recebido de nosso Deus por meio de Sua Palavra, para que nosso conhecimento acerca de Cristo não se torne infrutífero.(João 15:16).