A VIÚVA E O JUIZ INÍQUO
Antoni BigCuore Casagrande*
Data: 15/10/2016, sábado, às 14,59 horas
Editado: 19/10/2019
Local: São Paulo,SP.
__________________________________________________
EVANGELHO SEGUNDO LUCAS - (Lc 18,1-8)
__________________________________________________
Naquele tempo, Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo:
”Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’
Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!’”
E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?
Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”
------------------------------------------------------------------------------------------------
REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. O evangelho em tela, nos remete a um cenário onde os protagonistas são uma VIÚVA persistente e um JUIZ iníquo.
Diz o texto que a Viúva IMPORTUNOU tanto o juiz até que ele lhe fez justiça em seu pedido para se livrar dela.
O núcleo central da parábola é que Deus atende aos pedidos dos JUSTOS, mas no seu tempo e não no nosso.
Devemos PERSEVERAR na oração e nunca desistir de nossos objetivos. Não devemos desistir nos primeiros obstáculos que se nos oferecem a realidade da vida. Vivemos em um mundo egoísta, hedonista e individualista em que o ser humano busca a felicidade onde ela não está. Ela é feita de coisas simples; de pequenas renúncias e deve ser PARTILHADA para ser autêntica.
___________________________________________________
NINGUÉM PODE SER FELIZ SOZINHO!
___________________________________________________
A vida espiritual é um longo APRENDIZADO. Devemos ser perseverantes nas orações e, sobretudo, no estudo das Sagradas Escrituras.
Em carta a Timóteo II, capítulo três (3) versículo 14 a 16, diz: "Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendestes e creste. Sabes de que aprendeste. E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo."
"Toda ESCRITURA é INSPIRADA por Deus, útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda obra".(cf. Bíblia Ave Maria, página 1.523).
Deus SEMPRE fará Justiça a quem lhe pede. E a justiça de Deus é perfeita, porque Ele é um Deus rico em misericórdia e nos concede GRAÇAS e BÊNÇÃOS a seus filhos queridos.
Nós humanos queremos tudo para ontem. Temos pressa de tudo, sobretudo, ao pedirmos coisas materiais. Deus conhece toda as nossas necessidades. Apresentemo-las a Ele e lhe rendemos graças pelos benefícios que nos concede diariamente que é o DOM MAIOR DE NOSSAS VIDAS!
Deus nos concede as graças em seu tempo que é bem diferente do tempo dos homens. Antes de receber as graças, o orante DEVE já ir agradecendo como sendo real.
Santo e feliz domingo com as bênçãos de saúde, paz e muita alegria em seu coração!. Deus caminha com você. Confie!.
____________________________________________________
(1) Texto portal C.N. liturgia diária.
(*)autor é Amigo do Bem, Escritor, cantor e Evangelizador. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). Seu link poético e literário: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
____________________________________________________