COMPREENDA MAIS O OUTRO

Casamentos saudáveis são feitos de compreensão, e não de ignorância e de total desentendimento, logo entendemos que a pessoa que está conosco é a ideal para que nos tornemos melhores. É certo que muitas vezes a irritação provém da falta de entendimento e clareza não só de ambos, mas como também da vida, já que a consciência e a flexibilidade trás abrangência, não revolta e nem indignação aos atos negativos que cometemos.

.

Entretanto, nossa postura em qualquer área que seja deveria ser os passos de Jesus, como: amar, perdoar, ser manso e pacifico. Sentimentos que requerem ações e mudanças por parte do cônjuge. Por isso, compreensão é uma atitude tolerante, onde a própria palavra já nos ensina o caminho condescendente e flexível de como agir.

Todavia, casais que antes de casar sonhavam em acordar ao lado de seu cônjuge, hoje já não possuem mais o mesmo desejo, ou seja, eles permitiram que uma das ações do Cristo deixasse de ser verdade entre eles, que é o amor.

.

Exemplo disto está na frase que eles diziam antes de casarem - ...Tudo o que sempre desejo é acordar do seu lado"; eles casaram e nos primeiros anos de casados diziam - "...Tudo o que sempre desejei foi acordar ao seu lado ". Mas, o tempo passou e a frase foi esquecida.

.

A rotina, o dia a dia, os problemas, os filhos e tantas outras coisas vieram e as qualidades começaram a deixarem de ser vistas, assim como também as ideias que se tinha para agradar o outro. No momento em que passamos a ter a oportunidade de expressar tudo o que sempre desejávamos fomos surpreendidos pelo cansaço do dia a dia e acabamos por não realizar mais o que antes desejávamos tanto.

.

As cobranças de agora mostram que a disposição para entender as atitudes e os sentimentos, não estão mais abertos. Por exemplo: “Compreendo que tenhas muitos afazeres, mas também deves me dar atenção”. Ou seja, agora cobramos atenção, com isso a disputamo com os filhos, os problemas e os afazeres.

.

Se queremos compreender o outro precisamos nos antecipar aos problemas que surgirão; planejar o dia é uma ótima maneira de se antecipar; aumentar a sua auto-estima; pensar na chegada de seu cônjuge ou em casa - "Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, que Deus uniu, ninguém separe" - Mateus 19:6;

"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne..." - Gênesis 2:24-25.

.

Portanto, se você desejava, volte a desejar. Talvez vocês não façam mais as coisas da mesma forma como faziam, quando eram mais jovens. Mas, façam, de vez enquanto façam, é bom e alimenta o amor.

.

No final, compreenda que conforme vocês foram crescendo como família as responsabilidades também cresceram, com isso é normal que aconteça a distração uma vez ou outra. No entanto, não deixe jamais de ver em seu cônjuge aquilo que te chamou a atenção pela primeira vez que você o viu, não deixe nunca de elogiar, não deixe de lembrar do amado, pois foi isso que os aproximou e os fez família.

................

“Minhas Palavras, meu Púlpito”