Renuncie a Si Mesmo, Depois Siga Jesus!

Antoni BigCuore (Casagrande)*

Data: 03.09.16, sábado às 17,00 horas

Editado: 08.09.2019,domingo, às 10:36 horas

Local: São Paulo, SP.,Brasil

____________________________________________________

TEMA – EVANGELHO SEGUNDO LUCAS 14,25-33**

Liturgia do Domingo, dia 08 de Setembro de 2.019

____________________________________________________

“O Evangelho de hoje insiste no seguimento. Seguir Jesus requer opções radicais, sustentadas por uma sabedoria de vida”.( 1 )

Condições para ser discípulo de Jesus. Grandes multidões acompanhavam Jesus. “Voltando-se Ele disse: “Se alguém vem a Mim, e não dá preferência mais a mim que a seu pai, à sua mãe, à mulher, aos filhos, aos irmãos, às irmãs, e até mesmo à sua própria vida, esse não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de Mim, não pode ser meu discípulo”.(2 )

Ser discípulo, em primeiro lugar, é alguém que segue um determinado mestre. Só que, no caso em tela, trata-se do Mestre dos Mestres: JESUS CRISTO! . Consequentemente, o discípulo deve seguir à risca os preceitos do Mestre.

Jesus deixa claro pelo contexto do Evangelho de Lucas, em epígrafe, que segui-Lo implica em RENUNCIAR A SI MESMO, tomar a sua cruz diária e seguir em frente divulgando o Projeto de Deus, qual seja, a mensagem dos Evangelhos.

Por que o homem moderno está doente? Por que há tantas doenças cancerígenas, no mundo?

Em primeiro lugar, porque o ser humano, movido por valores terrenos, sobretudo os tecnológicos, deixou-se fascinar por esses valores e se esqueceu de Deus!.

Está cada vez mais se alimentando de forma errada!. Está consumindo mais produtos industrializados do que os naturais. Isso causa doenças, pois já está provado por pesquisas, que os chamados conservantes provocam mortes coronarianas bem como as doenças cancerígenas, contidas nos alimentos, sobretudo nos embutidos.

Releva salientar: o ser humano colocou Deus em segundo plano em sua vida!. Isso faz a SOBERBA tomar conta de seu coração e, o espírito maligno, percebe “brechas” na mente e coração dos humanos e, em sendo assim, passa a tomar conta da pessoa de maneira sutil, levando a falsas sensações de segurança e felicidade.

O Mestre Jesus deixa claro. Quem quiser ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz diária e siga-me. Segui-lo implica em conhecer e PRATICAR a sua palavra contida nos Santos Evangelhos, bem como participar, pelo menos aos domingos, da Celebração Eucarística.

Seguir o Mestre é simplesmente amá-Lo, amar a si mesmo e ao próximo!!!. Eis, a senha para a vida eterna!

Outra coisa importante: praticar as obras de Misericórdia, uma vez que estamos no Ano Extraordinário da Misericórdia, nada mais propício do que praticar as Obras Corporais e Espirituais.

OBRAS CORPORAIS: dar de comer a quem tem fome; dar de beber a quem tem sede; vestir os nus; dar pousada aos peregrinos; visitar enfermos e encarcerados; remir os cativos; participar do enterro dos mortos.

OBRAS ESPIRITUAIS: Dar bom conselho; ensinar os ignorantes; corrigir os que erram; consolar os aflitos; PERDOAR AS INJÚRIAS; sofrer com paciência as fraquezas do próximo; rogar a Deus pelos vivos e defuntos.

Eis aí meus Irmãos e minhas Irmãs em Cristo, o caminho que o Discípulo de Jesus, DEVE SEGUIR, se quiser adentrar ao Céu!.

Renunciemos a nosso ego e passemos a olhar para as coisas do alto, como diz São Paulo, Apóstolo. Até o saudoso Padre Leo, SCJ. Da Canção Nova, escreveu um livro com este título: BUSCAIS AS COISAS DO ALTO.

Um feliz e santo domingo a todos!. Que as bênçãos do Céu sejam derramadas em profusão sobre Você e toda a sua família. Amem, amém, amém!!!.

___________________________________________________

(*) autor é Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade homeostática e vida saudável). E seu link poético, político-filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

____________________________________________________

(1) Op. Deus Conosco, editora Santuário, mês Setembro/19, página 61.

(2) Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 1.335.

(**) Primeira leitura: Sabedoria 9, 13-18; Salmo 90(89); Fm.9b-10.12-17.

____________________________________________________